Estoque (espada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Panzerstecher.jpg

Estoque era uma espada reta e pontiaguda e fina, com folha triangular ou quadrangular e fio não cortante, a fim de somente a ponta causar ferimentos por perfuração.

Esse tipo de espada geralmente tem peso em torno de 1 kg e tem em média 1,15 m (pequena lança). O pouco peso em relação ao comprimento se deve ao fato dela ser relativamente fina.

Comum dos séculos XIV e XV, era usualmente utilizada para ataques e/ou perfuração, geralmente contra armaduras; perfurando-as diretamente ou, no caso de uma armadura de placas, penetrando entre as placas com sua fina estrutura e/ou perfurando-a mesmo, por ser de liga metálica própria e de ponta muito fina; que, pela Ciência Física, na sua fórmula da pressão versus superfície ter essa capacidade.

Essa arma, segundo o livro Princípios de Defesa Militar dos irmãos J. S. Vasconcelos, Editora do Exército Brasileiro, edição de 1942, era desenvolvida em liga especial e muitas vezes utilizada como uma pequena lança e/ou "lança - de - mão", sendo às vezes preferível à "espada larga cortante" e que perdiam sua "capacidade Física de ser perfurante". Segundo esse livro, também, que foi essa arma que deu origem a uma outra arma desenvolvida pelo general, mais tarde Imperador da França, Napoleão Bonaparte, a Baioneta, que se prendia ao fuzil de campanha.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.