Estrada de Benfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estrada de Benfica
Freguesia(s): Campolide
São Domingos de Benfica
Benfica
Lugar, Bairro:
Início: Praça Marechal Humberto Delgado (conhecida como Sete Rios)
Término: Rotunda das Portas de Benfica
Comprimento: 4000 m
Toponímia de Lisboa

A Estrada de Benfica é um arruamento que conecta a periferia de Lisboa, ao seu centro. Começa junto do Jardim Zoológico, em Sete Rios e, termina na rotunda das Portas de Benfica, junto à Amadora. Prefazia o início da Estrada Nacional 249 que, ligava Lisboa a Sintra. Originalmente o seu início era na Praça de Espanha, seguindo pela actual Rua Professor Lima Basto, até à zona do Jardim Zoológico, de onde seguia pelo Calhariz de Benfica até à saída pelas Portas de Benfica. No seu início partilhava o traçado rodoviário, com traçado de eléctricos.

Entretanto o troço desde São Sebastião da Pedreira (Praça de Espanha) a Sete Rios foi densamente urbanizado até passar a ter denominação e sinalização própria, desanexando se assim do resto da via. Actualmente esta estrada é, na maioria do seu traçado, reservada a transportes públicos durante o dia, podendo ser usada por todo o trânsito durante a noite, sendo um acesso rodoviário secundário da periferia ao centro de Lisboa.

Entretanto o troço urbano da EN249 foi desclassificado e o seu início passou a localizar-se nas Portas de Benfica, aquando da construção da 2ª Circular.