Estranged

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Estranged"
Single de Guns N' Roses
do álbum Use Your Illusion II
Lado A "Estranged" (versão LP)
Lado B "The Garden" (versão LP)
Lançamento 17 de janeiro de 1994
Formato(s) CD single, promo CD
Gravação 1991
Gênero(s) Hard rock, rock progressivo, heavy metal
Duração 9:23
Gravadora(s) Geffen Records
Composição Axl Rose
Produção Mike Clink, Guns N' Roses
Informações sobre o vídeo musical
Lançamento Dezembro de 1993
Director(es) Andy Morahan
Duração 9:41
Orçamento US$4.000.000[1]
Cronologia de singles de Guns N' Roses
Último
Último
"Ain't It Fun"
(1993)
"Since I Don't Have You"
(1994)
Próximo
Próximo
Vídeo musical
"Estranged" no Yahoo! Music

"Estranged" é uma canção da banda norte-americana de hard rock Guns N' Roses, lançada no álbum Use Your Illusion II, o quarto da banda. Composta por Axl Rose e Slash, que não recebeu o devido crédito pela composição na guitarra, mas apenas um agradecimento de Axl Rose no encarte, é baseada na história do conturbado relacionamento de Rose com sua ex-esposa, Erin Everly. O videoclipe é a terceira parte - e última - de uma trilogia não-oficial de vídeos ("Don't Cry" e "November Rain") para os dois álbuns Use Your Illusion.

Com mais de nove minutos de duração, "Estranged", também conhecida por seu videoclipe, é a mais longa música do Use Your Illusion II e a segunda mais longa da banda (depois de "Coma" do Use Your Illusion I). A canção possui muitos versos e não tem um refrão definido. Ela também tem vários solos de guitarra e piano.

De acordo com Slash, a canção foi escrita enquanto a banda estava ensaiando pois iriam passar um longo período de tempo em Chicago.[2] Axl revelou que ele escreveu a canção durante o tempo mais "pra baixo" de sua vida, que foi quando seu casamento com Erin Everly foi anulado.[3]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Lançado em dezembro de 1993, o videoclipe da música faz parte da terceira e última parte de uma trilogia não oficial de videoclipes baseado em um conto intitulado Without You de Del James (precedido por "Don't Cry" e "November Rain") dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II.[4] O orçamento foi estimado em US$4 milhões de dólares.[1]

O videoclipe começa como Axl Rose sendo procurado por membros da SWAT enquanto estava escondido no que parecia ser uma mansão abandonada (sua casa real), e depois, em um flashback, Axl é mostrado sendo escoltado para fora da propriedade (presumivelmente marital). Durante esta sequência, definições de dicionário para "Estranged" são exibidas na tela sugerindo que Axl está passando por uma separação. Definições de ilusão e desilusão também aparecem. O próximo segmento apresenta a banda inteira embarcando com seu equipamento num Antonov An-124, um avião de transporte. Pouco depois em alguns trechos do clip, Axl aparece andando em uma calçada com a rua tomada por água onde grupo de golfinhos o começa a seguir. Na seqüência final, Axl é visto caminhando no convés de um Judith Prosperity, um petroleiro, onde no clímax do vídeo, ele pula na água em uma aparente tentativa de suicídio, logo Gilby Clarke aparece jogando uma bóia para Axl mais ele ignora, depois Duff McKagan também aparece para tentar resgata-lo no meio de uma tempestade no meio do mar em um barco mais não consegue, mais acaba sendo resgatado por um grupo de golfinhos-roazes, daí Slash sai de dentro da água e faz um solo de guitarra flutuando sobre a água, sendo essa uma marca do vídeo. Com o tempo já calmo, Matt Sorum aparece com um helicóptero salva vidas e resgata Axl. Daí aparecem 2 definições para desilusão com um vídeo no fundo, nele um tênis com o nome "AXL" aparece no fundo do mar. O vídeo termina com uma nota de Axl Rose, que diz: "Lose your Illusions, Love Axl GNR '93".

No vídeo o Rainbow Bar and Grill aparece várias vezes, que também é visto no videoclipe da música "November Rain". O videoclipe assim como o de November Rain é considerado pelos fans uma obra-prima da banda.

Performances[editar | editar código-fonte]

"Estranged" foi tocada ao vivo muito freqüentemente durante a Use Your Illusion Tour que durou dois anos, 1991 a 1993. Normalmente, durante as apresentações desta canção, Dizzy Reed toca piano ao invés de Axl Rose. Uma versão ao vivo desta canção pode ser ouvida no único álbum ao vivo da banda, o Live Era: '87-'93. Durante a Chinese Democracy World Tour, um riff da música, às vezes, é incluído na interpretação solo de Ron Thal de The Pink Panther Theme. Em dezembro de 2008, Axl falou de seu desejo de trazer de volta Estranged ao setlist da banda. A canção voltou a ser tocada ao vivo pela banda após 18 anos[5] no Rock in Rio 2011, em 03 de outubro de 2011 no encerramento do festival, e foi tocada em todos os shows da turnê pela América em 2011.

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

Alemanha e Austrália CD
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Estranged" (versão LP) Axl Rose, Slash 9:23
2. "The Garden" (versão LP) Axl Rose, West Arkeen, Del James 5:22

Créditos[editar | editar código-fonte]

Guns N' Roses

Referências

  1. a b Mick O'Shea. The Guns n' Roses encyclopaedia (em inglês). New Malden, Surrey, UK: [s.n.], 2008. 83 pp. ISBN 9781842404232
  2. Bozza, Anthony, & Slash (2007). Slash. Harper Entertainment: New York. p. 262
  3. Del James (1992), "I, Axl - Part III"
  4. Guns 'N' Roses - "Estranged" mvdbase.com. Página visitada em 4 de agosto de 2011.
  5. Na raça: Sob chuva, com palco alagado e som claudicante, Guns N’Roses faz o que é possível no show de encerramento do Rock In Rio. Página visitada em 10 de dezembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.