Estratégia em tempo real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Estratégia em tempo real (RTS, do inglês Real - time strategy) é um tipo de estratégia de jogos de computador que ao contrário de outros jogos de estratégia não se desenrola por turnos, mas ao mesmo "tempo" para todos os jogadores.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Muitos jogos de RTS baseiam-se na construção e desenvolvimento de uma "nação" num determinado período histórico, desde a simples tribo ou raça pré-histórica até a nação contemporânea, sobre a qual o jogador tem o controle.Isso ocorre em uma interface onde existe um ambiente, geralmente visto de cima, onde o jogador controla unidades de modo tático. Este controle deve ser feito para que a unidade selecionada execute tarefas como mover-se no "mapa", exploração, coletar recursos, ou mesmo atacar outras unidades do time adversário.

Neste mesmo ambiente (mapa) existem os recursos que são coletados e processados. Estes recursos são utilizados para financiar a criação de novas unidades, pesquisa, desenvolvimento de habilidades e no comércio, onde se troca um tipo de recurso por outro. O objetivo de um RTS é, sobretudo, a destruição ou controlo do(s) time(s) adversário(os), usando suas unidades para atacar e destruir as unidades/construções inimigas.

Os tipos de unidades variam de acordo com o jogo em questão. Os mais utilizados são:

  • Estruturas: edificações onde são criadas mais unidades, pesquisas, habilidades. Geralmente não se movem.
  • Terrestres: trabalhadores, aldeões, soldados, cavalaria, tanques, máquinas de cerco.
  • Marítimas: embarcações de guerra, econômicas e transporte; criaturas aquáticas.
  • Aéreas: aeronaves de guerra e econômicas, criaturas voadoras.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Alguns modos de jogo comuns aos jogos de Estratégia Real:

Partidas individuais[editar | editar código-fonte]

Nas quais costumam haver as seguintes opções:

  • Mapa Aleatório (Random Map) - Você escolhe o cenário e todas as configurações.
  • Campanha (Campaign) - Você controla uma civilização, e são lhe dados objectivos a cumprir. A finalização de um cenário numa campanha, normalmente remete o usuário para outro cenário dentro da mesma campanha.
  • Cenário (Scenario) - Que pode ter sido criado por você mesmo no Editor de Cenários (presente em alguns jogos) ou retirado da internet.
  • Jogar uma partida gravada (Play Saved Game) - Onde você acessa as partidas que gravou.

Partidas multi-jogador[editar | editar código-fonte]

Oferece todas as opções padrão para multi-jogador:

Recursos[editar | editar código-fonte]

Servem para fazer unidades e construções, e podem servir de comércio com outros recursos. Eles são recolhidos por meio do ambiente, ou de construções usadas por civis. Os mais usados são:

Império[editar | editar código-fonte]

Quando se atingem um certo nível de habilidade o jogador poderá então construir um império, que terá suas próprias estratégias e poderá crescer cada vez mais. Para isso o jogador deverá se manter equilibrado em todos os recursos disponíveis, como exército e recursos.

Épocas[editar | editar código-fonte]

A maioria dos jogos de RTS tem várias épocas para evoluir, e assim o jogo muda, contando unidades, construções e recursos. Geralmente as épocas mais avançadas apresentam vantagens sobre as anteriores.

Tipos de unidades[editar | editar código-fonte]

Unidade recolector/construtora[editar | editar código-fonte]

Uma unidade recolectora/construtora. A função dessas unidades é construir e consertar fábricas, armazéns etc., além de recolher recursos naturais.

Unidades de combate[editar | editar código-fonte]

As unidades de combate podem ser "aéreas", "terrestres" e "aquáticas" (dependendo do jogo). São com eles que você poderá atacar e defender os(dos) inimigos.

Eles são compostos por um sistema matemático de ataque, defesa, alcance, velocidade, etc. E ainda alguns tem habilidades especiais como habilidades e utilidades diversas.

Eles podem evoluir suas habilidades através de tecnologias, entre outros, e conseguir destruir o inimigo dependendo de suas condições.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo RTS foi o Stonkers de 1983 desenvolvido pela Imagine Software para o ZX Spectrum. Mas o jogo que se mais popularizou e definiu o género foi o Battle Master de 1990 para o sistema Amiga e Atari ST. [1]

Modernidade[editar | editar código-fonte]

O precursor moderno dos jogos RTS foi o The Ancient Art of War por Dave Murry e Barry Murry da Evryware (publicado pela Brøderbund). Mas o jogo que definiu os RTS modernos foi o Dune II (1992), que introduziu o conceito básico dos jogos RTS: exploração de recursos, desenvolvimento e construção de uma base e controlo directo sob as unidades.

As séries mais populares de RTS são Warcraft, Command & Conquer, Age of Empires, StarCraft e Empire Earth. Command & Conquer se passa em um mundo paralelo; Warcraft se passa num mundo de fantasia, estilo RPG; Age of Empires se passa em diferentes áreas da história da humanidade (o primeiro se passa na pré-história, na época do Império Romano,o segundo até a Idade Média e o terceiro desde o descobrimento da América até a independência de colonias dela); Starcraft se passa no futuro e o Empire Earth vai desde a pré-história até uma era futurística. citado por Katya flavia e edson :) esperamos ter ajudado. Ligações externas

== Categorias de Heróis

==

Carry: são fracos no início, mas muitas vezes são decisivos na hora de virar o jogo. Os heróis mais populares desta categoria são Sniper, Dragon Knight e Devourer.

Jungler: como o próprio nome diz, são os heróis que se movimentam bem em selvas. Os heróis mais populares: Lycantrope, Lone Druid e Enigma.

Ganker: útil em emboscadas; é a categoria de heróis mais estratégica do jogo. Os mais populares são: Bloodseeker, Pudge e Demon Witch.

Nuker: nesta categoria estão os mais letais. É sempre bom ter um Nuker na hora de enfrentar um bando inteiro. Exemplos são Tiny, Nyx Assassin e Leshrac.

Pusher: derrubam torres como ninguém e são cruciais na hora de entrar em bases inimigas. São exemplos de Pusher o Brewmaster, Juggernaut e Keeper of the Light.

Initiator: são os que logo de cara desferem um ataque em massa para desestabilizar o time inimigo. São heróis como Sand King, Faceless Void e Jakiro.

Disabler: esses existem para retardar o ataque inimigo, deixando quem estiver perto atordoado. São eles o Earthshaker, Meepo e Shadow Shaman.

Escape: na hora que tudo estiver perdido, os heróis desta categoria são os melhores na corrida. Melhor sobreviver. São exemplos o Timbersaw, Anti-Mage e Windrunner.

Durable: os heróis desta categoria aguentam qualquer tranco e resistem a pancadas fortes por muito tempo. São peças como Undying, Ursa e Necrolyte.

Support: especialistas em prover proteção aos companheiros de equipe, são mestres em gerenciamento. Exemplos são Omniknight, Venomancer e Lich.

Lane Support: os heróis desta categoria são bons em cura e protegem torres como ninguém. São heróis como Treant Protector, Vengeful Spirit e Dazzle.

== Dicas de sobrevivência

==

- Nunca ande sozinho: como leoas que sabem identificar presas fáceis, os jogadores de Dota procuram concentrar forças naqueles que não jogam muito bem;

- Morrer, só em último caso: prefira fugir, recuar e se curar o tempo todo. Cada vez que você morre, o time rival ganha um monte de recursos;

- Leve sempre um Scroll para ajudar seus companheiros na hora do sufoco;

- Não se esqueça de sua função principal dentro do time;

- Aprenda a apontar lanes pelo mapa e mantenha comunicação com seus colegas;

- Leia tudo sobre os itens e aprenda a usá-los de forma eficiente

== Sr. Davion

==

Não saia por aí querendo montar um time logo de cara para disputar partidas na internet: comece treinando em Quests com o Sr. Davion "The Dragon Knight", que é um herói bem simples.

Durante sua primeira missão será apresentado um tutorial para inseri-lo no universo do jogo.

Depois que concluir o treinamento inicial, faça uma segunda etapa de treino com bots para sentir o clima de uma partida real. Bata e apanhe à vontade, o máximo que puder, porque a vida real será muito mais dura e os asiáticos jamais estarão para brincadeira. Dota 2 não é lugar para mocinhas

== Breve introdução

==

Dota (Defense of the Ancients) 2, desenvolvido pela Valve e distribuído via Steam, nada mais é do que uma adaptação de Warcraft 3 (Blizzard) que deu muito certo. E bota certo nisso! As maiores feras do eSport da atualidade são de Dota.

Já ouviram falar de League of Legends, certo? Esse aí pegou fama se inspirando em Dota, que é o original.

Basicamente, Dota 2 é o seguinte: são dois times compostos por cinco jogadores cada e o objetivo é destruir a base inimiga. Cada integrante controla um herói e quem souber dosar melhor o uso de habilidades com os recursos disponíveis no mapa tem grandes chances de vencer.

Perante a tudo isto crendo que quando tiverem quelquer duvida ou algo do tipo entre em nossa site http://www.gamelib.com.br/pc/rpg/dota-2/dica/dicas-dota-2-para-iniciantes-e-principiantes para principiantes obrigada Katya Flavia e Edson Eduardo.

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.