Estreito de Belle Isle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estreito de Belle Isle

O Estreito de Belle Isle (em francês: détroit de Belle Isle), por vezes chamado como Estreitos de Belle Isle ou como Estreitos do Labrador) é um estreito no leste do Canadá que separa a Península do Labrador da ilha da Terra Nova, na província de Terra Nova e Labrador.

Tem cerca de 125 km de comprimento e a sua largura varia entre 15 km e 60 km, com média de 18 km. A navegação no estreito pode ser extremamente perigosa devido às correntes e marés que interagem com a Corrente do Labrador, à variação da profundidade, ao gelo que o cobre 8 a 10 meses por ano e às más condições do tempo, incluindo nevoeiro e ventos muito fortes.

O estreito é a saída norte do golfo de São Lourenço, sendo as restantes saídas o estreito de Cabot e o estreito de Canso.