Estreito de Câmara de Lobos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
 Portugal Estreito da Câmara de Lobos  
—  Freguesia  —
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Localização no concelho de Câmara de Lobos
Localização no concelho de Câmara de Lobos
Estreito da Câmara de Lobos está localizado em: Madeira
Estreito da Câmara de Lobos
Localização de Estreito da Câmara de Lobos na Madeira
32° 40' 17" N 16° 58' 48" O
País  Portugal
Região Flag of Madeira.svg Madeira
Concelho CMT1.png Câmara de Lobos
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 8,14 km²
População (2011)
 - Total 10 269
    • Densidade 1 261,5/km2 
Código postal 9325-018

Estreito da Câmara de Lobos é uma freguesia portuguesa do concelho de Câmara de Lobos, com 8,14 km² de área e 10 269 habitantes (2011). Densidade: 1 261,5 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 16.9833 (16°59') Oeste, estando a uma altitude de 460 metros.

No Estreito de Câmara de Lobos existe uma das estradas regionais mais antigas, que o liga ao concelho da Ribeira Brava e ao do Funchal. As actividades principais são a agricultura e a construcção civil. Faz fronteira com a freguesia de Câmara de Lobos a sul e oeste, com a freguesia do Jardim da Serra a norte, com a freguesia da Quinta Grande a oeste e com o concelho do Funchal a leste. Foi elevada à categoria de vila em 1994.

Tem montanhas a norte, onde se situam algumas das levadas da Madeira - cursos de água que usam a força da gravidade para uso da agricultura local. A freguesia é famosa pela producção de Vinho Madeira - sendo talvez a freguesia que mais produz em toda a Região - e pela "Espetada" - carne de vaca num espeto de louro (tradicionalmente).

Educação[editar | editar código-fonte]

De entre os estabelecimentos de ensino encontra-se a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobo, com vista a substituir a que existiu anteriormente. A obra foi realizada pelo MEIC, tendo sido projectada por Maria do Carmo. De relevo, a informação de ter sido a primeiro no género construída na Madeira. Sofreu vários melhoramentos ao longo do tempo.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.