Estreito de Johnstone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do estreito de Johnstone, a norte da Passagem Discovery
O estreito de Johnstone é habitado por muitas orcas.

Oestreito de Johnstone (em inglês: Johnstone Strait) é um estreito com cerca de 110 km de comprimento situado ao longo da costa nordeste da ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica, sudeste do Canadá.[1] Frente à costa da ilha de Vancouver, de norte para sul, situam-se a ilha Hanson, a ilha West Cracroft, a Colúmbia Britânica continental, a ilha Hardwick, a ilha West Thurlow e a ilha East Thurlow. Nesse ponto, o estreito encontra-se com a passagem Discovery, que o liga ao estreito de Geórgia.

O estreito tem entre 2,5 km e 5 km de largura. É um importante canal de navegação na costa ocidental da América do Norte, e o preferido para navios vindos do estreito de Geórgia que se dirijam para o norte da ilha de Vancouver, ao longo do estreito da Rainha Carlota, Prince Rupert, ilhas da Rainha Carlota, Alasca e oceano Pacífico, e também para o Porto de Vancouver.

O estreito é habitado por cerca de 150 orcas durante os meses de verão, muitas vezes avistadas.

O estreito recebeu o seu nome dado por George Vancouver em homenagem a James Johnstone, mestre do navio Chatham. Em 1792, a sua equipa topográfica descobriu que a ilha de Vancouver era mesmo uma ilha.[2] :271[3]

Não há cidades ao longo deste estreito. Telegraph Cove e Robson Bight, na ilha de Vancouver ficam próximas, mas fora já do estreito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Johnstone Strait". BC Geographical Names. http://apps.gov.bc.ca/pub/bcgnws/names/12009.html. 
  2. Walbran, Captain John T.. British Columbia Place Names, Their Origin and History. Facsimile reprint of 1909. ed. [S.l.]: Douglas & McIntyre, 1971. ISBN 0-88894-143-9.
  3. Robson, John (2007). Hakluyt edition of Vancouver's journals W. Kaye Lamb, editor, Vol. 2, p 616. Visitado em 2007-07-27.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]