Estrela da manhã (arma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diversas estrelas da manhã.

A Estrela d'alva ou estrela da manhã (morningstar em inglês e morgenstern em alemão) é uma arma medieval cuja característica principal é a protuberância esférica com espinhos, pregos ou cravos de ferro em uma das extremidades, que justamente assemelha-se a uma estrela ou ponto de luz. Primariamente, a arma é capaz de causar grave trauma físico ao colidir a extremidade superior contra o corpo do adversário (ataque por concussão); sua habilidade secundária é, eventualmente, perfurar chapas de ferro em capacetes e escudos, aumentando o dano físico ao adversário por conta das perfurações no corpo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

É um termo empregado no século XX para designar as armas similares usadas na Espanha, mas que tanto os clubes de armas ingleses quanto alemães interessados ​​em clavas empregavam para denominar armas com cabeças esféricas. Enquanto na Espanha não se diferem de outras armas, nas terras do norte da Europa essa denominação tem uma característica exclusiva.

Durante muito tempo, os clubes de clavas traduziram como mangual (porrete com pregos na extremidade), tanto em castelhano quanto em inglês.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a crença, esta é uma das armas medievais mais primitivas, presente em combates desde o século XIV. Durante muitos séculos os escudos, também denominados armaduras brancas, eram a melhor arma de defesa contra a estrela da manhã - que em contrapartida é a mais eficaz de todas as armas brancas no embate contra escudos.

No entanto, como mostra uma série de obras de arte do período medieval inicial, essas armas já tivessem sido desenvolvidas muitos antes (tapeçaria de Bayeux). É, por exemplo, a arma titular de Hércules na mitologia grega, em que é apresentada como uma simples variante da maça cravada.

Fabricação[editar | editar código-fonte]

A estrela da manhã não é nada mais que uma haste de metal ou madeira, com uma ponta esférica em metal, cravada com pregos ou outros formatos perfurantes.