Estribo (construção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Estribo ou botaréu, em arquitectura, é uma peça de ferro batido que une o pendural das tesouras ao tirante. É obra maciça de alvenaria, para reforçar paredes sujeitas a fortes empuxos laterais.

No betão armado, os estribos são geralmente varões de aço formando um circuito fechado, dispostos transversalmente à armadura longitudinal do elemento e tem por finalidade suportar o esforço transverso da estrutura e apoiar a armadura longitudinal durante o processo de betonagem, para que esta mantenha a sua posição.

Em pilares de betão armado, a sua utilização pode aumentar a capacidade resistente à compressão simples, ao aumentar o confinamento do betão na zona interior aos estribos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.