Estrutura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Estrutura é sempre uma noção fundamental e às vezes intangível cobrindo o reconhecimento, observação, natureza, e estabilidade de padrões e relacionamentos de entidades. Da descrição verbal de uma criança sobre um floco de neve até uma análise científica detalhada sobre as propriedades dos campos magnéticos, o conceito de estrutura é uma fundação essencial de praticamente todos os modos de inquisição e descoberta na ciência, filosofia, e arte.[1]

Uma estrutura define do que um sistema é feito. É uma configuração de itens. É uma coleção de componentes ou serviços inter-relacionados. A estrutura pode ser uma hierarquia (uma cascata de relacionamentos um-para-vários) ou uma rede contendo relacionamentos vários-para-vários.

Tipos de estruturas[editar | editar código-fonte]

Estruturas biológicas[editar | editar código-fonte]

Na biologia, as estruturas existem em todos os níveis de organização, indo hierarquicamente dos níveis de átomos e moléculas para os de células, tecidos, órgãos, organismos, população, comunidade e ecossistema. Normalmente uma estrutura de alto-nível é composta de múltiplas cópias de estruturas de baixo-nível.

Estruturas químicas[editar | editar código-fonte]

A química é a ciência que trata da matéria do nível atômico à escala macromolecular, das reações, transformações e agressões da matéria, assim como as trocas de energia e entropia durante estes processos. As estruturas químicas se referem tanto a geometria molecular como a estrutura eletrônica. A fórmula estrutural dos compostos químicos é uma representação gráfica da estrutura molecular mostrando como os átomos são arranjados. Uma estrutura de proteína é uma representação em coordenadas tridimensionais dos átomos dentro das (macro) moléculas formadas de proteína.

Estruturas construídas[editar | editar código-fonte]

Uma estrutura normalmente se refere a qualquer objeto largo, construído pelo homem, fixado permanentemente na superfície terrestre, como resultado de uma construção. Essas estruturas são divididas entre construções e não-construções, e ao todo formam a infraestrutura da sociedade humana. Há também estruturas criadas por animais, como as colmeias feita por abelhas.

Estrutura musical[editar | editar código-fonte]

A música é uma forma de arte consistindo na exposição de sons e silêncio através do tempo. O termo forma musical, um tipo de estrutura, se refere a dois conceitos relacionados :

  • o tipo de composição (por exemplo, um trabalho musical pode ter a forma de uma sinfonia, concerto, ou outro tipo genérico)
  • a estrutura de uma parte particular (por exemplo, uma peça pode ser escrita na forma binária, forma de sonata, como um fugue, etc.)

Estrutura social[editar | editar código-fonte]

A estrutura social é um padrão de relacionamentos. Eles são organizações sociais de indivíduos em várias situações da vida. As estruturas são aplicáveis para as pessoas em como a sociedade é um sistema organizado por padrões característicos de relacionamentos. Isso é conhecido como a organização social do grupo. Sociólogos têm estudado as mudanças de estrutura destes grupos. Estrutura e agência são as duas teorias sobre o comportamento humano que se opões. O debate a cerca da influência das estruturas e agências no pensamento e comportamento humano é um dos temas centrais da sociologia. Neste contexto "agência" se refere a capacidade de indivíduos humanos a agirem independentemente e de tomarem suas próprias decisões. "Estrutura" se refere aos fatores como a classe social, religião, gênero, etnicidade, costumes, etc, que parecem limitar ou influenciar as oportunidades que estes indivíduos têm.

Estrutura de dados[editar | editar código-fonte]

Na ciência da computação, uma estrutura de dados é um modo de armazenar os dados no computador para que ele seja usado eficientemente. Normalmente uma estrutura de dados é escolhida cuidadosamente para permitir a melhor eficiência dos algorítmos a serem usados. A escolha da estrutura de dados normalmente começa com a escolha do tipo de dado abstrato. Uma estrutura de dados bem desenvolvida permite que uma variedade de operações críticas sejam implementadas por uma linguagem de programação com os tipos de dados e referências e as operações que deles provêm.

Referências

  1. Pullan, Wendy. Structure. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. ISBN 0521782589.

Ver também[editar | editar código-fonte]