Estrutura celular bacteriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A estrutura celular bacteriana é formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e o seu material nuclear encontra-se disperso no citoplasma), constituída de:

Fisiologia Bacteriana[editar | editar código-fonte]

Reprodução bacteriana[editar | editar código-fonte]

  • As bactéria se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células de novas filhas.
  • A reprodução das células bacterianas é essencialmente assexuada e se dá pela duplicação de seu cromossomo e posterior divisão celular em processo denominado fissão binária. A maior vantagem de um tempo de reprodução tão rápido é que as bactérias podem evoluir muito rapidamente, sendo esta a razão do seu sucesso no mundo vivo. A evolução ocorre através de mutações genéticas que produzem variações na descendência de um organismo e o ambiente, pelo fenômeno da seleção natural, determina que mutações são vantajosas no sentido de aumentar suas chances de sobrevivência e de sucesso reprodutivo. Devido a seus tempos de geração muito curtos, as bactérias podem testar bilhões de mutações em pequenos intervalos de tempo enquanto que um humano pode levar 25 ou mais anos para testar uma única mutação. Apesar de reproduzirem-se assexuadamente, as bactérias possuem mecanismos de recombinação genética através dos fenômenos da conjugação bacteriana, transformação e transdução. Na conjugação ocorre transferência de um ou mais plasmídios de uma bactéria para outra via pontes citoplasmáticas entre duas ou mais bactérias. Na transformação acontece a absorção de fragmentos de material genético de bactérias lisadas dispersos no meio; um fragmento de DNA que tenha sido absorvido pode se recombinar com o DNA cromossômico da bactéria receptora formando novas combinações de genes. Por meio da reprodução assexuada uma bactéria passa a nova combinação de genes às gerações seguintes. Na transdução dá-se a introdução de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra via infecção por bacteriófagos; caso a bactéria infectada sobreviva, os novos genes trazidos pelo vírus podem ser incorporados ao patrimônio genético da receptora através de recombinação genética. 

Patogênese da infecção bacteriana[editar | editar código-fonte]

Bactérias microbióticas normais são aquelas que vivem em harmônia com seu hospedeiro e em algumas situações desempenha funções benéficas, exemplo de locais:ouvido externo, mucosa nasal, cavidade oral, cavidade genital feminina, região enteral(intestino grosso).

No organismo há locais estéreis, ou seja, isentos de bactérias.

Funções benéficas desempenhadas pelas bactérias[editar | editar código-fonte]

  • competição das bactérias
  • Competição por receptores
  • Produção de vitaminas "K" e "D".
  • Produção de bacteriologianinas.
  • Protege a célula contra a expansão - evitar a lise.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros