Estuário do rio Forth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estuário do Forth a partir do Castelo de Edimburgo.
As pontes do rio Forth do outro lado do Firth.
Ponte do Forth (fotografia de 1972).
Foto de satélite do Firth e da área ao seu redor.
Mapa do Firth.
Serviço de hovercraft entre Fife e Edimburgo.
A balsa Ro-Pax Blue Star 1, que passa sob a Ponte do Forth, no Firth, deslocando-se de Rosyth a Zeebrugge.

O estuário do rio Forth (em gaélico escocês: Linne Foirthe) é o estuário (ou firth) do rio escocês Forth, que desagua no Mar do Norte, entre a Área de Conselho de Fife, ao norte, West Lothian, a cidade de Edinburgo e East Lothian ao sul. Era conhecido como Bodotria no período romano.

Geografia e economia[editar | editar código-fonte]

Em termos geológicos, o estuário do Forth é um fiorde, formado pelo derretimento do glaciar do Forth no último período glacial. O rio sofre influência da maré até a cidade de Stirling, mas geralmente é considerado que o estuário se estende terra adentro até a Ponte Kincardine. Existem várias cidades nas suas margens, assim como complexos petroquímicos em Grangemouth, as docas comerciais em Leith, um antigo campo de construção de plataformas de petróleo em Methil, a instalação de desmontagem de embarcações em Inverkeithing e a base naval de Rosyth, com várias outras áreas industriais que incluem a área de Forth Bridgehead (i.e., Rosyth, Inverkeithing e as bordas setentrionais Dunfermline, Burntisland, Kirkcaldy, Bo'ness e Leven).

Ilhas do estuário de Forth[editar | editar código-fonte]

Assentamentos na costa[editar | editar código-fonte]

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]