Estudo clínico randomizado controlado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um ensaio controlado aleatorizado, ou ensaio controlado randomizado, ou ainda estudo clínico controlado randomizado[1] (em inglês: randomized controlled trial), é um dos possíveis tipos formais de experimentos usados na prática do método científico.

Na medicina, experimentos deste tipo são frequentemente usados para testar a eficácia de um tratamento em uma população de pacientes, ou para coletar informações sobre seus efeitos secundários.

O termo "randomizado" diz respeito ao fato de que os grupos utilizados no experimento têm seus integrantes escolhidos de forma aleatória. O termo "controlado" diz respeito a determinadas variáveis que são controladas, buscando-se identificar a relação entre variáveis.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Um estudo busca identificar a relação entre o uso de antidepressivos e a melhora da depressão. Dois grupos de pacientes são escolhidos de forma aleatória e dividos em A e B. O grupo A recebe antidepressivos, enquanto o grupo B (grupo de controle) recebe placebo (pílulas de farinha, por exemplo). Ao final de 2 meses avalia-se a diferença entre os dois grupos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. SOUZA, R.F. (2009). «O que é um estudo clínico randomizado?» (PDF). Medicina (Ribeirão Preto). 42 (1) 
Ícone de esboço Este artigo sobre ciência é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.