Estádio Morumbis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morumbi
Estádio Cícero Pompeu de Toledo

Estádio do Morumbi
Sisbrace: [1]
Nomes
Nome Estádio Cícero Pompeu de Toledo
Apelido Morumbi
Morumba
Estádio Soberano
Características
Gramado Grama natural (105 x 68 m[2])
Capacidade 72.039 pessoas [3]
Construção
Data 1952 a 1970
Inauguração
Data 2 de outubro de 1960
Partida inaugural São Paulo 1x0 Sporting
Primeiro gol Peixinho (São Paulo)
Recordes
Público recorde 146.072 pessoas
Data recorde 9 de outubro de 1977
Partida com mais público Corinthians 1x2 Ponte Preta
Outras informações
Remodelado 1994 a 1996, 2000, 2006, 2009, 2013 e 2016
Competições Campeonato Paulista
Brasil Campeonato Brasileiro
Brasil Copa do Brasil
Copa Libertadores da América
Copa Sul-Americana
Proprietário São Paulo FC
Administrador São Paulo FC
Arquiteto João Batista Vilanova Artigas

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, é um estádio construído para receber partidas de futebol, sendo a sede oficial do time brasileiro de futebol São Paulo Futebol Clube, já tendo recebido a Seleção Brasileira em várias ocasiões. O Morumbi é o maior estádio particular do país. Localiza-se na praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1, em São Paulo[4].

História

Visão interna do estádio.

Nos primeiros anos de sua existência, o São Paulo utilizou como sede e campo a Chácara da Floresta, (localizada à esquerda da Ponte das Bandeiras, junto ao rio Tietê, na zona central da capital paulista). Daí ser empregado o nome de São Paulo da Floresta quando se fala do primeiro período de existência da agremiação, de janeiro de 1930 até maio de 1935.

Quando o clube foi refundado em dezembro de 1935, não tinha um campo próprio, situação que perdurou até 1938, quando a união com o Estudante Paulista rendeu ao São Paulo a posse do campo da Mooca pertencente à Antárctica. Em 1940 passou a usar o Pacaembu.

Em 1944, o São Paulo adquiriu o Canindé, por Cr$ 12.000.000,00 que passou a ser o seu campo. Mas o Canindé só era utilizado como sede social e local para treinamentos; a área era pequena para a construção de um grande estádio e então surgiram ideias e projetos para a viabilização de uma praça esportiva em algum outro local da cidade.

O sonho de construir um grande estádio começou a se tornar realidade. A ideia inicial era a área onde atualmente encontra-se o Parque do Ibirapuera, na época uma região alagada, mas o então vereador Jânio Quadros impediu que o clube recebesse a área da prefeitura. O local escolhido foi uma área na região do Morumbi, praticamente desabitado, que estava em processo de loteamento imobiliário.

Em 4 de agosto de 1952 o terreno foi doado para a construção do Morumbi pela Imobiliária e Construtora Aricanduva que era de propriedade de Adhemar Pereira de Barros governador de São Paulo. Neste mesmo ano, 1952, o presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, procurou Laudo Natel, diretor do Bradesco, propondo-lhe que assumisse o clube administrativamente. Em 1952 o governador do Estado de São Paulo era Lucas Nogueira Garcez (31/01/1951 a 31/01/1955). Laudo Natel era diretor do Bradesco, não ex-diretor em 1952, e não tinha nenhum cargo político ou exercia algum, tampouco poderia ser vice-governador. Laudo Natel somente entrou para a política em 1962, dez anos depois, quando então elegeu-se vice-governador em chapa única pelo PR (Partido Republicano) com 1.200.000 votos. Tomou posse do cargo em 31/01/1963, e não era vice de Adhemar, e nunca foi, pois as eleições para governador e vice eram independentes à época. A Imobiliária e Construtora Aricanduva S/A era presidida por João Jorge Saad, genro de Adhemar de Barros e dono da Rádio e Televisão Bandeirantes.

No dia 15 de agosto de 1952, Monsenhor Bastos abençoou os terrenos e foi lançada a campanha Pró-Construção do Morumbi. Foi eleita uma comissão constituída pelo presidente Cícero Pompeu de Toledo e pelos seguintes nomes: Piragibe Nogueira (vice-presidente); Luís Cássio dos Santos (secretário); Amador Aguiar (tesoureiro); Altino de Castro Lima, Carlos Alberto Gomes Cardim, Luís Campos Aranha, Manuel Raimundo Pais de Almeida, Osvaldo Artur Bratke, Roberto Gomes Pedrosa, Roberto Barros Lima, Marcos Gasparian, Paulo Machado de Carvalho e Pedro França Filho Pinto. Iniciava-se então, uma nova fase na vida do São Paulo Futebol Clube.

Parte do dinheiro da venda do Canindé (vendido à Portuguesa de Desportos em 1956) foi revertido em material de construção. Toda a receita do clube também foi investida na construção do estádio, ficando o time num segundo plano. As obras para a construção do novo estádio começaram em 1953.

Visão da fachada externa.

O projeto do estádio do Morumbi teve a criação do arquiteto Vilanova Artigas, um dos principais representantes da "escola paulista" da arquitetura moderna.

Alguns números do Morumbi: para o desenvolvimento do projeto foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal; cinco meses foram consumidos nas terraplanagens e escavações, com o movimento de 340 mil metros cúbicos de terra; um córrego foi canalizado; o volume de concreto utilizado é equivalente a construção de 83 edifícios de dez andares; os 280 mil sacos de cimento usados, se colocados lado a lado, cobririam a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro; 50 mil toneladas de ferro, que daria para circundar a Terra duas vezes e meia.

Num determinado momento, uma troca foi proposta pela prefeitura que ficaria com o Morumbi e o São Paulo, com o Pacaembu. Mas Laudo Natel, apoiado por toda a diretoria, prosseguiu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo.

Estreia

Visão interna do estádio

A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1x0. O árbitro da partida inaugural foi Olten Ayres de Abreu. O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado, pois o objetivo era abrigar 120 mil pessoas, com renda de Cr$7.868.400,00, recorde em amistosos na época. Uma informação; o gol marcado por Peixinho foi de cabeça, se jogando quase rente ao chão. Daí nasceu a expressão "gol de peixinho". É citado esse lance, erroneamente, pois faz-se uma analogia com o peixe nadando e o jogador cabeceando, mas o correto "gol de peixinho" é pelo primeiro jogador a marcar no Morumbi e por essa jogada característica.

O São Paulo jogou com: Poy; Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátyro e Víctor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro; técnico Flávio Costa. O Sporting Lisboa formou com: Aníbal; Lino e Hidário; Mendes, Morato e Július; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário; técnico Alfredo Gonzalez.

A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo e Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto e o público foi de 107.069 espectadores presentes (59.924 pagantes).

São Paulo 5-0 Juventude, 14 de outubro de 2006.

O jogo teve a presença do presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, e do governador paulista, Abreu Sodré.

O São Paulo jogou com: Picasso; Édson, Jurandir, Roberto Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca (José Roberto), Toninho, Téia (Babá) e Paraná (Claudinho); técnico Zezé Moreira. O Porto formou com: Vaz; Acácio, Valdemar, Vieira Nunes e Sucena; Pavão e Rolando; Gomes, Chico (Seninho), Pinto (Ronaldo) e Nóbrega.

Após esta inauguração o Morumbi passou a ser chamado de "o maior estádio particular do mundo", apesar da redução de sua capacidade de 120 para 85 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança. Entre 1994 e 1996 o estádio passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas), foram colocados amortecedor de impacto e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas "gerais" e teve a capacidade reduzida em 10 mil pessoas. O nome oficial é Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao ex-jogador, dirigente e presidente do clube.

O Morumbi foi palco de grandes vitórias do São Paulo Futebol Clube, o qual conquistou em casa o primeiro campeonato da Copa Libertadores da América em 1992 e seu tricampeonato em 2005. Em 1993, apesar do último jogo ser no Chile, o Tricolor praticamente decidiu o título em casa ao vencer por 5 a 1 o Universidad Católica.

Já em Campeonatos Brasileiros, o São Paulo não tinha muita sorte em seus domínios, pois nas quatro primeiras finais em que decidiu o título no Morumbi (1973, 1981, 1989 e 1990), saiu de campo sem a taça, precisando esperar até 2006 para conseguir conquistar um título nacional em seu estádio, feito repetido em 2007. O São Paulo já conquistou 20 taças em seu estádio.

Projeto Copa 2014 e plano de modernização

O projeto de reforma e modernização do estádio vem desde meados da década de 1990. Batizado sob o nome de Projeto "Morumbi Século XXI", tal projeto acabou não tendo êxito e as reformas resumiram-se à parte estrutural do estádio, o que resolveu o problema de fortes trepidações e rachaduras.

O Sonho de reformar, cobrir e modernizar o estádio voltou à tona quando o Morumbi foi indicado pela prefeitura e pelo governo do estado para ser o estádio que representaria a cidade e o estado no Mundial de 2014.[5]

O projeto para reforma do Morumbi feito pela GMP incluiria rebaixar o gramado, demolir os anéis intermediário e térreo e construir um novo anel mais retangular com cadeiras próximas ao campo, além de ampliar o anel superior, atingindo assim a capacidade de 67.450 pessoas sentadas, com 2.400 lugares provisórios, cobertura das arquibancadas, construção de um edifício para abrigar centro de mídia e novos vestiários.[6]

Porém, no dia 16 de junho de 2010, o Morumbi foi excluído do projeto pois o São Paulo e o Comitê da Cidade de São Paulo não entregaram as garantias financeiras referentes ao projeto do estádio ao Comitê Organizador Local da Copa.[7][8]

Mesmo sem copa, o SPFC segue tocando as obras de reforma do seu estádio referentes a um de projeto de R$ 430 milhões não aprovado pela FIFA. A reforma inclui criação de camarotes, renovação de banheiros, instalação de novos assentos e construção de novos vestiários são alguns itens planejados para serem concluídos até o final de 2013, pois o clube acredita que caso haja uma emergência, o estádio esteja preparado para copa. O principal ponto da reforma era a construção de uma cobertura para o estádio.[9] No dia 01 de novembro de 2011, o São Paulo anunciou que já tem um acordo para construir a cobertura do estádio do Morumbi. A obra, teria início em janeiro de 2012, com duração prevista de 18 meses a partir do início da obra e custaria entre R$ 100 milhões e R$ 120 milhões. Segundo José Francisco Manssur, assessor direto do presidente Juvenal Juvêncio, 12 empresas procuraram o São Paulo e apresentaram propostas para construir a cobertura. A empresa vencedora irá estampar o nome de sua marca na arena multiúso que será construída atrás de um dos gols do estádio e terá capacidade para 25 mil torcedores.[10]. Por fim, a Prefeitura de São Paulo emitiu o alvará para a as obras em 6 de julho de 2012.

foto panorâmica do estádio visto a partir do setor de arquibancadas amarelas. (Imagem: tales.ebner)

Outros usos

Eventos

Show do U2 em 2006 durante a sua turnê, Tour

O Morumbi também é utilizado para shows de grandes nomes internacionais. Além disso, o Morumbi foi palco do Hollywood Rock de 1988, 1990, 1993 e 1994 e do Canta Brasil de 1982. O estádio já foi o palco de bandas e artistas como Queen,[11] Kiss,[12] Nirvana,[13] Michael Jackson,[14] Madonna,[15] Rush,[16] Linkin Park,[17] Franz Ferdinand,[18] U2,[19] Roger Waters,[20] Aerosmith,[21] Metallica,[22] Beyoncé,[23] Coldplay,[24] Bon Jovi,[25] bBlack Eyed Peas,[26] Paul McCartney,[27] Shakira,[28] Iron Maiden,[29] Muse, Justin Bieber,[30] Eric Clapton,[31] Pearl Jam,[32][33] Lady Gaga,[34] One Direction,[35] Foo Fighters,[36] entre outros.

Complexo social

Morumbi horas antes da partida entre São Paulo e Botafogo, pelo Brasileiro de 2008

A inauguração parcial do Estádio do Morumbi foi importante para o lançamento do Complexo Social do Clube.

A iniciação da venda dos "Títulos Sociais" contou com com vendas estimadas em 7.500 unidades ao preço de cem mil cruzeiros tendo os proprietários de cadeiras cativas 25% de desconto e os associados, 20%. Com a arrecadação foram iniciadas as obras, com custo aproximado de cem milhões de cruzeiros, da sede da praça de esportes (provisória), três piscinas, cinco conjuntos de quadras de tênis, uma quadra de voleibol e futebol de salão, uma de basquetebol, dois paredões duplos para aprendizagem de tênis, playground, campo de futebol, canchas de bocha, além da iluminação do estádio.

Hoje, o complexo social do clube possui uma área total de 85.000 metros quadrados e é considerado uma das mais estruturadas sedes sociais do Brasil. Possui um dos maiores espelhos d'água do país e um tobogã aquático de 40 metros. Possui também uma grande estrutura contando com: duas piscinas aquecidas, lanchonetes, restaurante, salão de festas, cabeleireiro, cinco ginásios poliesportivos, sete quadras externas, três campos de futebol para uso dos associados (um gramado e dois sintéticos), duas quadras de paddle, oito quadras de tênis, uma quadra de vôlei de areia, berçário, salas de ginástica e musculação, playground, vestiários masculino e feminino, sauna e área com churrasqueiras.

A Diretoria Social Cultural organiza periodicamente eventos, cursos e palestras. Há ainda a biblioteca com um acervo diverso e com 5.500 títulos estimados. No espaço cultural são disponibilizados na hemeroteca os principais jornais e revistas. A gibiteca da sede social oferece muita variedade e qualidade no seu acervo.

Corredor do Morumbi Concept Hall.

Concept Hall

O clube conta atualmente com uma área chamada Morumbi Concept Hall que foi concebida para aumentar a circulação de pessoas, fortalecer a marca do time e aumentar a receita em dias em que não há jogos no estádio, aumentando, assim, as opções de entretenimento, negócios e lazer para os paulistanos e turistas. a entrada pode ser feita pelo portão dois do estádio.

O Morumbi Concept Hall atualmente recebe a Megaloja da Under Armour, o Santo Paulo Bar, a Livraria Nobel, o Espaço Nestlé, a Sala Raí, o Stadium Eventos, o Fantastic World Buffet, a loja São Paulo Mania, a academia Companhia Athletica, a agência de turismo Passaporte FC, o Copa Restaurante, o restaurante Koji, o camarote Espaço Unyco e seu último estabelecimento construído foi a primeira loja da Semp Toshiba no Brasil.

Entrada do memorial do clube.

Memorial

O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 após dez meses de planejamento por José Eduardo Mesquita Pimenta e tem esse nome em homenagem ao advogado, conselheiro, diretor e presidente de conselho do clube (a última vez eleito Presidente do Conselho Deliberativo em 2002). Luiz Cássio dos Santos Werneck foi fiel escudeiro de Cícero Pompeu de Toledo durante toda a construção do Estádio do Morumbi. Ele foi um dos responsáveis por obter recursos, por exemplo, com a Companhia Antarctica Paulista, cujo capital alavancou as obras do estádio.

O memorial foi construído com o intuito de organizar as vitórias do clube. Com entrada gratuita, o horário de funcionamento é das 9:00 horas às 16:30 nos dias úteis e das 12:00 às 16:30 nos finais de semana ou feriados, não abrindo em dias de jogo no estádio.

Ele foi montado de modo que além de mostrar as conquistas nos gramados, também pudesse exibir conquistas fora deles. Além disso se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todo o esporte. Encontram-se no memorial, por exemplo, os troféus já conquistados na história do clube, objetos pessoais de Éder Jofre, Leônidas da Silva e Adhemar Ferreira da Silva, retratos de jogadores e ídolos, a história do Estádio do Morumbi e as conquistas de todas as modalidades já praticadas no clube.

Megaloja da Under Armour

Interior da antiga Rbk Concept Store, atual Penalty.

Inaugurada no dia 28 de agosto de 2007 como a Rbk Concept Store foi o primeiro passo no conceito do Morumbi Concept Hall. Devido a troca de patrocinador por parte do São Paulo, a loja ficou em administração da Under Armour.[37]

Santo Paulo Bar

Entrada do Santo Paulo Bar.

O Santo Paulo Bar, inaugurado dia 11 de agosto de 2008 é o primeiro bar temático dentro de um estádio brasileiro. Tem capacidade para 350 pessoas em uma área de 900 metros quadrados que, ao privilegiar a visão do campo, funciona como camarote em dias de jogos ou eventos e abre normalmente no restante dos dias. Seu funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 12:00 horas até o último cliente.

O investimento inicial do clube foi em torno de dois milhões de reais que foi utilizado para integrar o conceito à tecnologia. Conta com dezoito telas de plasma (inclusive nos banheiros) 100% Full HD e consoles de videogame. Possui ainda um estúdio que permite a gravação de programas e entrevistas ao vivo.

Detalhe da parede interna da Livraria Nobel no estádio.

Suas mesas são em forma de futebol de botão servidos pelos garçons trajando uniformes inspirados em jogadores, técnicos e bandeirinhas. Já o balcão reproduz a área do gol em formato real.

O cardápio conta com aperitivos, sanduíches, massas e sobremesas, com destaque para uma releitura do tradicional sanduíche de pernil dos estádios.[38]

Livraria Nobel

Foi inaugurada no dia 21 de janeiro de 2009 a Livraria Nobel, e terá como base o tema esporte, porém venderá todos os tipos de livros e também CDs e DVDs. No mesmo espaço da livraria encontra-se o Café Donuts que proporciona um espaço agradável de leitura e lazer.

A loja possui cerca de 225 metros quadrados de área e tem capacidade para 200 pessoas, sendo 135 sentadas. Além disso conta com uma visão do estádio em um deck com aproximadamente 57 metros quadrados a menos de 80 metros do gol. Para sua coleção de livros, possui mais de 2.200 opções entre livros nacionais e importados. Conta também com uma linha de souvenirs do clube para adultos e crianças.

A loja funciona das 9 horas às 21 horas durante toda a semana e tem acesso livre, exceto em dias de jogos, onde será limitada a entrada aos espectadores dos camarotes.

Espaço Únyco

Inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2009 para o jogo contra a Ponte Preta pelo Campeonato Paulista de 2009, o Espaço Únyco é um camarote com lounge e cadeiras para aproximadamente 800 pessoas. Com previsão de receita na base de 15 milhões de reais por ano localiza-se no anel inferior do estádio atrás de uma das bandeiras de escanteio.

Entre as comodidades oferecidas, a principal é um buffet produzido pela Applebee's. Ar condicionado, segurança, telas de plasma, limpeza e recepção.

O foco principal dessa nova área será o de sediar shows, eventos de grande porte e ações comerciais. Além disso servirá desde reuniões de negócios até festas infantis. A recepção de torcedores em dias de jogos fica em segundo plano.[39]

Passaporte FC

A Passaporte FC é a agência de turismo oficial do clube. Foi inaugurada no dia 8 de março de 2010 e é a responsável por oferecer a linha turística do time. Os produtos da agência são o Morumbi Tour, passeio guiado pelo estádio Cícero Pompeu de Toledo, o VIP 10, pacote onde os torcedores viajam com a delegação do clube e ficam hospedados no mesmo hotel do time, o São Paulo FC Futebol Camp, retiro para garotos de 6 à 13 anos, onde eles aprendem e desenvolvem fundamentos de futebol orientados por profissionais especializados, e os pacotes de viagens para acompanhar os jogos do time durante toda as competições.

O atendimento ao cliente funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.[40]

E o último lançamento da agência foi o Tour no CT, uma visita guiada ao quartel-general da equipe profissional do Tricolor, na Barra Funda, exclusiva para oito pessoas. O tour acontecerá semanalmente, às sextas ou sábados (dependendo da agenda de jogos da equipe).[41]

Restaurantes

Atualmente no Morumbi Concept Hall têm 2 restaurantes, o Copa Gastronomia & Futebol e o Koji, especializado em culinária japonesa. Diferente, ousado e inovador, o Copa foi criado para ser uma celebração ao maior evento esportivo do planeta. Assim como a competição integra os povos dos cinco continentes, o Copa reúne o melhor da culinária internacional para atender ao paladar de todos os torcedores. No Koji, os destaques do menu são sushi, sashimi e o ipin mono, que são pequenas porções servidas em bares japoneses. O restaurante oferece também a opção degustação, para que o cliente possa experimentar diversos sabores. A diversidade de saquês é outro ponto forte do Koji.[42][43]

Academia

Uma parceria entre o São Paulo FC e Companhia Athletica, fez com que a empresa construísse uma academia localizada no Estádio do Morumbi. A iniciativa faz parte de um projeto do São Paulo de atrair marcas Premium para o interior do estádio e é um presente para os alunos da rede de academias, que completou 25 anos em 2010. A unidade tem um espaço exclusivo de 1500m², número limitado de alunos (1000), e se transforma em camarote VIP nos dias de jogos e de shows. Com um investimento inicial de R$ 3,8 milhões, o contrato entre o São Paulo e a rede de academias tem validade até dezembro de 2012.[44]

Buffet infantil

Batizado de Espaço Fantastic World, o buffet fica localizado no anel térreo do estádio e possui um salão de 1500 m² com capacidade para 450 convidados além de servir de camarote para cerca de 600 pessoas. A vista para o gramado chama a atenção logo de cara, mas o Autorama Profissional e o Campinho de Mini Golfe são sucesso garantido.[45]

Camarotes

O Camarote VIP foi inaugurado no dia 28 de maio de 2011, na partida contra o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro. Os são-paulinos que aderirem ao Plano VIP poderão assistir às partidas que o São Paulo FC mandar no Morumbi no novo camarote, localizado no setor térreo vermelho. Além do conforto do local, os tricolores terão serviços exclusivos de buffet.[46] No Morumbi também há outros camarotes como o Espaço Nestlé, um espaço de 400 m² que oferece conforto aos torcedores, além de oito TVs de LED de 40 polegadas e um telão de 20.000 lumines para que os convidados não percam um lance sequer da partida. O camarote conta ainda com uma sala VIP, um lounge e dois computadores; o Camarote Stadium que situa-se no andar térreo (antigo setor laranja). Possuindo o maior espaço para eventos do estádio (salão de 1.500m² fracionável), com infraestrutura multimídia e serviços integrados, cadeiras numeradas com 600 lugares na área externa, capacidade para até mil convidados em coquetéis, ou 400 em jantares, além de área infantil com monitoria treinada; e os camarotes em homenagens aos ídolos Rogério Ceni e Raí. Além desses, há camarotes em setores superiores do estádio que são bancados pelas empresas como Volkswagen, Itaú, Banco BMG, Habib's, Nestlé, Visa, TIM, Sky e Grupo Andrade Gutierrez.

Setor Visa

O setor Visa foi inaugurado em 2009 e foi uma revolução no sistema de vendas de ingresso online, pois o torcedor não precisa encarar filas enormes para garantir o ingresso e o seu cartão de crédito serve como um ingresso. O espaço Visa possui cerca de 20 mil lugares, distribuídos entre os setores de arquibancada vermelho, Morumbi Premium e o andar térreo (Concept Hall).

Dados

Vista aérea do estádio do Morumbi no distrito homônimo.

Ao todo são 102.904 metros quadrados de área construída, sendo que a área reservada aos espectadores é de 62.450 metros quadrados.

O campo do Morumbi mede 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. O estádio possui 15 cabines para rádio e TV; 81 pontos de vendas para bebidas e lanches; 105 guichês para venda de ingressos; 51 banheiros; centro médico com 5 ambulâncias de plantão.

É um dos poucos estádios do Brasil que possui um setor exclusivo para deficientes físicos. A área tem 470 metros quadrados, espaço para 92 cadeiras de rodas e 108 lugares destinados a portadores de outros tipos de deficiência. Os acompanhantes dos deficientes físicos também têm um local específico dentro do estádio, ao lado do setor especial.

Desde abril de 1999, o Morumbi possui um novo sistema de iluminação. Os antigos painéis com luminárias concentradas foram substituídos por uma iluminação horizontalizada nos dois lados do estádio. As quatro caixas de concreto foram trocadas por duas estruturas metálicas especiais, com 80 metros de extensão cada uma, acompanhando a curvatura do Morumbi.

O estádio foi remodelado por duas vezes, de 1994 a 1996 com uma reforma estrutural total e posteriormente em 2000.

Maiores públicos e rendas

O grupo Menudo possui o recorde de público, com 200 mil pessoas que lotaram o Morumbi no show de 16 de março de 1985.

A banda britânica Queen levou quase 200 mil pessoas ao Morumbi (estimativas dos jornais da época).

Em 25 de agosto de 1985, 162.941 pessoas se reuniram no Morumbi em um Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová.

Segunda partida semifinal do Campeonato Paulista de Futebol de 2009 entre São Paulo e Corinthians. Visão da torcida são-paulina.

O maior público do Morumbi em um jogo de futebol foi registrado no dia 9 de outubro de 1977, com um público de 138.032 pagantes, somado ao público de 8.052 não-pagantes, gerando no total de 146.082 pessoas - assistiram a um jogo válido pela final do Campeonato Paulista desse ano, terminada em 2 a 1 para Ponte Preta contra o Corinthians.[47][48] Já o maior público numa partida do São Paulo Futebol Clube, foi no dia 16 de novembro de 1980, quando o São Paulo ganhou do Santos por 1 a 0, na primeira partida válida pela final do Campeonato Paulista.[48][49] Nesta ocasião, o público-pagante foi de 122.209 pessoas, somado ao público de 326 pessoas não-pagantes, gerando no total de 122.535 espectadores.[49]

O recorde de renda do estádio foi alcançado em 6 de junho de 2014, em um jogo amistoso entre a Seleção Brasileira e a Seleção Sérvia, quando foi arrecadado um montante de R$ 8.693.940,00.[50]

Pelo menos 41 partidas realizadas no Morumbi ultrapassaram a marca de 100.000 espectadores presentes[51] e também no mínimo 63 partidas realizadas no estádio do São Paulo ultrapassaram a marca de 80.000, isto considerando apenas partidas realizadas pelo Campeonato Paulista.[52]

Estatísticas do São Paulo no Morumbi

Atualizado até 10 de julho de 2013[53]

  • Jogos: 1518
    • Vitórias: 897
    • Empates: 374
    • Derrotas: 247
    • Gols marcados: 3001
    • Gols sofridos: 1357

Os maiores artilheiros do São Paulo no Morumbi

Atualizado até 6 de junho de 2015

# Jogador Posição Jogos Gols
Brasil Serginho Chulapa Atacante 187 135
Brasil Luís Fabiano Atacante 148 114
Brasil França Atacante 146 91
Brasil Müller Atacante 187 91
Brasil Rogério Ceni Goleiro 587 73
Brasil Raí Meio-campo 191 72
Brasil Careca Atacante 94 69
Brasil Renato Meio-campo 147 55
Brasil Toninho Guerreiro Atacante 82 52
10º Brasil Dodô Atacante 83 49

Em negrito são os jogadores que ainda atuam pelo São Paulo Futebol Clube[54]

Jogos da Seleção Brasileira no Morumbi

Data Jogo Competição
24.04.1962 Brasil Brasil 4x0 Paraguai Paraguai Taça Oswaldo Cruz
06.05.1962 Brasil Brasil 2x1 Portugal Portugal Amistoso
16.05.1962 Brasil Brasil 3x1 País de Gales País de Gales Amistoso
13.04.1963 Brasil Brasil 2x3 Argentina Argentina Copa Roca
04.06.1966 Brasil Brasil 4x1 Peru Peru Amistoso
22.03.1970 Brasil Brasil 5x0 Chile Chile Amistoso
26.04.1970 Brasil Brasil 0x0 Bulgária Bulgária Amistoso
11.07.1971 Brasil Brasil 1x1 Áustria Áustria Amistoso
02.07.1972 Brasil Brasil 3x0  Iugoslávia Minicopa
17.04.1974 Brasil Brasil 2x0 Roménia Romênia Amistoso
01.05.1974 Brasil Brasil 0x0 Áustria Áustria Amistoso
23.01.1977 Brasil Brasil 1x0 Bulgária Bulgária Amistoso
25.01.1977 Brasil Brasil 2x0 São Paulo Seleção do Estado de São Paulo Amistoso
16.06.1977 Brasil Brasil 1x1 São Paulo Seleção do Estado de São Paulo Amistoso
19.06.1977 Brasil Brasil 3x1  Polónia Amistoso
21.06.1979 Brasil Brasil 5x0 Países Baixos Ajax Amistoso
16.08.1979 Brasil Brasil 2x0 Bolívia Bolívia Copa América
29.06.1980 Brasil Brasil 1x0  Polónia Amistoso
03.03.1982 Brasil Brasil 2x1 Chéquia Tchéquia Amistoso
17.06.1984 Brasil Brasil 0x0 Argentina Argentina Amistoso
30.06.1985 Brasil Brasil 1x1 Bolívia Bolívia Eliminatórias da Copa do Mundo
20.08.1989 Brasil Brasil 6x0 Venezuela Venezuela Eliminatórias da Copa do Mundo
22.08.1993 Brasil Brasil 2x0 Equador Equador Eliminatórias da Copa do Mundo
26.04.2000 Brasil Brasil 3x2 Equador Equador Eliminatórias da Copa do Mundo
26.07.2000 Brasil Brasil 3x1 Argentina Argentina Eliminatórias da Copa do Mundo
15.11.2000 Brasil Brasil 1x0 Colômbia Colômbia Eliminatórias da Copa do Mundo
25.04.2001 Brasil Brasil 1x1 Peru Peru Eliminatórias da Copa do Mundo
05.09.2004 Brasil Brasil 3x1 Bolívia Bolívia Eliminatórias da Copa do Mundo
21.11.2007 Brasil Brasil 2x1 Uruguai Uruguai Eliminatórias da Copa do Mundo
07.09.2012 Brasil Brasil 1x0 Bandeira da África do Sul África do Sul Amistoso
06.06.2014 Brasil Brasil 1x0 Sérvia Sérvia Amistoso

Decisões entre clubes

O estádio também já foi palco de inúmeras decisões oficiais entre clubes. No local, foram vistas decisões da Copa Libertadores da América, do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista, entre outras competições de destaque.

Ano Competição Campeão Placar Adversário
1969 São Paulo Campeonato Paulista Santos 0 x 0 São Paulo
1969 Brasil Torneio Roberto Gomes Pedrosa Palmeiras 3 x 1 Botafogo
1971 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 1 x 0 Palmeiras
1972 Brasil Campeonato Brasileiro Palmeiras 0 x 0 Botafogo
1973 São Paulo Campeonato Paulista Santos e Portuguesa 0 x 0
1973 Brasil Campeonato Brasileiro Palmeiras 0 x 0 São Paulo
1974 São Paulo Campeonato Paulista Palmeiras 1 x 0 Corinthians
1975 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 0 x 1 (3 x 0 pên) Portuguesa
1977 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 1 x 0 Ponte Preta
1978 São Paulo Campeonato Paulista Santos 0 x 2 São Paulo
1979 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 2 x 0 Ponte Preta
1980 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 1 x 0 Santos
1981 Brasil Campeonato Brasileiro Grêmio 1 x 0 São Paulo
1981 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 2 x 0 Ponte Preta
1982 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 3 x 1 São Paulo
1983 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 1 x 1 São Paulo
1984 São Paulo Campeonato Paulista Santos 1 x 0 Corinthians
1985 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 2 x 1 Portuguesa
1986 São Paulo Campeonato Paulista Inter de Limeira 2 x 1 Palmeiras
1987 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 0 x 0 Corinthians
1989 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 0 x 0 São José
1989 Brasil Campeonato Brasileiro Vasco 1 x 0 São Paulo
1990 Brasil Campeonato Brasileiro Corinthians 1 x 0 São Paulo
1991 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 0 x 0 Corinthians
1992 Copa Libertadores São Paulo 1 x 0 Newell's Old Boys
1992 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 2 x 1 Palmeiras
1993 São Paulo Campeonato Paulista Palmeiras 4 x 0 Corinthians
1993 Supercopa Libertadores São Paulo 2 x 2 (5 x 3 pên) Flamengo
1993 Brasil Campeonato Brasileiro Palmeiras 2 x 0 Vitória
1994 Copa Libertadores Vélez Sársfield 0 x 1 (5 x 3 pên) São Paulo
1997 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 1 x 1 São Paulo
1998 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 3 x 1 Corinthians
1998 Brasil Copa do Brasil Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro
1998 Brasil Campeonato Brasileiro Corinthians 2 x 0 Cruzeiro
1999 Brasil Torneio Rio-São Paulo Vasco 2 x 1 Santos
1999 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 2 x 2 Palmeiras
1999 Brasil Campeonato Brasileiro Corinthians 0 x 0 Atlético Mineiro
2000 Brasil Torneio Rio-São Paulo Palmeiras 4 x 0 Vasco
2000 São Paulo Campeonato Paulista São Paulo 2 x 2 Santos
2000 Copa Libertadores Boca Juniors 0 x 0 (4 x 2 pên) Palmeiras
2001 Brasil Torneio Rio-São Paulo São Paulo 2 x 1 Botafogo
2001 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 0 x 0 Botafogo (SP)
2001 Brasil Copa do Brasil Grêmio 3 x 1 Corinthians
2002 Brasil Torneio Rio-São Paulo Corinthians 1 x 1 São Paulo
2002 São Paulo Supercampeonato Paulista São Paulo 4 x 0 Ituano
2002 Brasil Campeonato Brasileiro Santos 3 x 2 Corinthians
2003 São Paulo Campeonato Paulista Corinthians 3 x 2 São Paulo
2003 Copa Libertadores Boca Juniors 3 x 1 Santos
2005 Copa Libertadores São Paulo 4 x 0 Atlético Paranaense
2006 Recopa Sul-Americana Boca Juniors 2 x 2 São Paulo
2006 Brasil Campeonato Brasileiro São Paulo 1 x 1 Atlético Paranaense
2007 São Paulo Campeonato Paulista Santos 2 x 2 São Caetano
2007 Brasil Campeonato Brasileiro São Paulo 3 x 0 América (RN)
2012 São Paulo Campeonato Paulista Santos 4 x 2 Guarani
2012 Copa Sul-Americana São Paulo 2 x 0 Tigre

Estação São Paulo-Morumbi

O então governador do Estado, José Serra, assinou decreto concedendo o nome de São Paulo-Morumbi a uma futura estação da Linha 4-Amarela do Metrô, assim como fez com o Corinthians que foi o primeiro clube a ter o nome de estação do metrô, na estação Corinthians-Itaquera, com o Palmeiras na estação Palmeiras-Barra Funda, com o Santos na estação Santos-Imigrantes e a Portuguesa na estação Portuguesa-Tietê.

A estação tem previsão de inauguração em 2018 e fica a 1.200 metros do estádio, no cruzamento da Avenida Professor Francisco Morato com a outra extremidade da Avenida Jorge João Saad (que termina na frente do estádio), mas não será a mais próxima do local, já que está prevista também a construção da estação Estádio Morumbi, que será localizada na própria Praça Roberto Gomes Pedrosa e integrará a futura Linha 17 - Ouro.

Ver também

Referências

  1. «Ministério do Esporte: Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios». 28 de janeiro de 2016. Consultado em 04 de fevereiro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Campo do Morumbi tem a maior reforma em 20 anos». www.saopaulofc.net. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  3. CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol
  4. http://www.worldofstadiums.com/south-america/brazil/estadio-cicero-pompeu-de-toledo/
  5. «São Paulo entrega documentação para ser uma das sedes da Copa de 2014». Prefeitura de São Paulo. 19 de janeiro de 2009. Consultado em 2 de junho de 2009 
  6. «Vídeo oficial do projeto». Site oficial do São Paulo. Consultado em 2 de junho de 2009 
  7. «COMUNICADO COL/FIFA». CBF.com.br. 16 de junho de 2010. Consultado em 16 de junho de 2010 
  8. «Morumbi está fora da Copa 2014». GloboEsporte.Globo.com. 16 de junho de 2010. Consultado em 16 de junho de 2010 
  9. Mesmo sem Copa, São Paulo reforma o Morumbi com critérios da Fifa, Ig,01/04/2011.
  10. São Paulo anuncia acordo para a construção da cobertura do Morumbi, globoesporte.globo.com, 01-11-11. Página visitada em 03 de novembro de 2011.
  11. Queen Concerts
  12. «Kiss - Perguntas e Respostas». Whiplash.net. Consultado em 27 de maio de 2009 
  13. Terron, Paulo. «http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,ERT18002-16206,00.html». Revista Época. Consultado em 27 de maio de 2009  Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  14. Tour dates
  15. The Girlie Show Tour, Madonna.com
  16. Rush reafirma condição de megabanda e agrada fãs em show em SP, Folha Online, 23/11/2002
  17. Linkin Park - Chimera Music , Musplay, 11/09/2004
  18. [1], Terra (Música), 20/02/2006
  19. Tour dates
  20. Ottaiano, Daniel (25 de março de 2007). «Roger Waters "incendeia" palco durante show em SP». Terra. Consultado em 27 de maio de 2009 
  21. Concert Recap, Aeroforce.com
  22. Metallica se apresenta no estádio do Morumbi em São Paulo, g1.com.br, 30/01/2010
  23. Com Morumbi lotado, Beyoncé sobe ao palco em São Paulo pela primeira vez, Folha Online, 19/06/2010
  24. Coldplay 'entrega' sucessos no Morumbi, Estadao.com.br, 03/03/2010
  25. Bon Jovi toca no estádio do Morumbi após 15 anos de espera das fãs
  26. Black Eyed Peas toca no estádio do Morumbi (SP)
  27. São Paulo confirma dois shows de Paul McCartney no Morumbi em novembro
  28. Shakira faz três shows no Brasil em março, Portal Virgula, 11/12/2010
  29. transforma Morumbi em templo de devoção ao heavy metal
  30. [2], Lancenet!, 28/04/11
  31. [3], Site oficial, 28/04/11
  32. [4]
  33. [5]
  34. «LADY GAGA EM SÃO PAULO». Guia de Semana. 11 de novembro de 2012. Consultado em 28 de junho de 2013 
  35. G1 (18 de dezembro de 2013). «Shows do One Direction em SP mudam para o estádio do Morumbi». Consultado em 18 de dezembro de 2014 
  36. Guia Folha (26 de setembro de 2014). = Foo Fighters fará shows no Morumbi e Maracanã http://guia.folha.uol.com.br/shows/2014/09/1522909-foo-figthers-confirma-shows-no-morumbi-e-no-maracana-em-2015-veja-precos.shtmltítulo = Foo Fighters fará shows no Morumbi e Maracanã Verifique valor |URL= (ajuda). Consultado em 26 de setembro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  37. «Roupa nova, casa nova... Nova Megaloja no Morumbi vem aí!». boteco do morumbi. Consultado em 23 de Novembro de 2015 
  38. GAGLIARDI, Cinthia. «São Paulo Futebol Clube e GRSA inauguram Santo Paulo Bar no Estádio do Morumbi» (DOC). GRSA. Consultado em 28 de março de 2024 
  39. COSTA, Guilherme (22 de janeiro de 2009). «São Paulo lança setor VIP no Morumbi». Máquina do Esporte. Consultado em 28 de março de 2024 
  40. thbarone (8 de março de 2010). «São Paulo oficializa Passaporte FC». Universidade do Futebol. Consultado em 28 de março de 2024  Verifique data em: |ano= / |data= mismatch (ajuda)
  41. «Conheça o 'Tour no CT', novidade da Passaporte FC». São Paulo FC. 12 de julho de 2011. Consultado em 28 de março de 2024 
  42. «São Paulo inaugura novo restaurante no Morumbi». São Paulo FC. 31 de agosto de 2009. Consultado em 28 de março de 2024 
  43. «Restaurante japonês Koji já funciona no Morumbi Concept Hall». São Paulo FC. 13 de janeiro de 2012. Consultado em 28 de março de 2024 
  44. «São Paulo e Companhia Athletica apresentam parceria». São Paulo FC. 24 de setembro de 2009. Consultado em 28 de março de 2024 
  45. «São Paulo e Fantastic World inauguram buffet». São Paulo FC. 3 de setembro de 2010. Consultado em 28 de março de 2024 
  46. «Sócio Torcedor VIP assiste ao Tricolor de camarote». São Paulo FC. 29 de maio de 2011 
  47. Luciano Pasqualini. «Best Attendances in Brazil (Maiores públicos de futebol no Brasil)». Consultado em 11 de agosto de 2011  line feed character character in |titulo= at position 27 (ajuda)
  48. a b «Morumbi». Consultado em 11 de agosto de 2011 
  49. a b Marcelo Leme de Arruda. «São Paulo Championship 1981». Consultado em 11 de agosto de 2011 
  50. [6]
  51. http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendances.htm
  52. http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendsp.htm
  53. Bíbila do São Paulino. Panda Books (em português). 1. 2012: pp. 192 
  54. http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/morumbi/2011/10/2/o-maior-goleador-do-morumbi/

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estádio Morumbis

Precedido por
Estádio do Maracanã
Rio de Janeiro
Copa do Brasil de Futebol
Final

1998
Sucedido por
Estádio do Maracanã
Rio de Janeiro

Precedido por
Estádio do Mineirão
Belo Horizonte
Copa do Brasil de Futebol
Final

2001
Sucedido por
Boca do Jacaré
Taguatinga