Han (etnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Etnia han)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Para outras etnias da China, veja Etnias da China

Distribuição etnolinguística de etnias na R.P. da China e Taiwan em 1983. Os Han estão a castanho

Han (chinês simplificado: 汉, pinyin: hàn) é o maior grupo étnico da China, que representa quase 91% da população chinesa, ou mais de 1260 milhões de pessoas (cerca de 17% da população mundial, equivalente à população da Índia).

O nome foi ocasionalmente traduzido por "Chinês próprio" em textos antigos (pre-1980) e é actualmente designado alternativamente como "chinês étnico" pelos media.

O termo han foi usado pela primeira vez no século XIX para distinguir a maioria dos chineses da minoria Manchu que governava a China. O nome vem da dinastia Han, que governou as partes da China de onde os chineses Han têm origem. Mesmo hoje, muitos chineses chamam-se "pessoas Han" (Han-ren). O termo chinês Han é por vezes usado simultaneamente com "Chineses" sem respeito pelos outros grupos étnicos minoritários chineses. Este uso é visto com desdém pelos chineses.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências