Etnocartografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Etnocartografia é a arte de produzir cartas por uma população ou grupo social onde são destacados elementos culturais e históricos. Difere da cartografia convencional por destacar a importância dos saberes das populações tradicionais sobre a natureza, valorizando o conhecimento etnoecológico para o adequado manejo dos recursos naturais. Ataide e Martins (2005).

Chapin & Threlkeld (2001), definem etnocartografia como uma disciplina de âmbito etnocientífico que estuda a representação pelos indígenas de seu espaço e o sistema cartográfico das culturas não ocidentais, já para Campione (2003), etnocartografia indica a descrição no espaço e em escala da complexidade cultural, define a distribuição espacial dos fenômenos culturais, é a cartografia que retrata a temática cultural, e tem suscitado novos interesses por possibilitar a construção de uma nova mentalidade de espaço.

As culturas não ocidentais vêm há muito representando seu espaço, sua temática e distribuição cultural e sua cosmovisão através de mapas. Este processo é conhecido como “etnocartografia”, e tem despertado recente interesse por possibilitar a sintetização de novas formas de relação tempo e espaço.

A etnocartografia ou cartografia social tem despertado interesse por possibilitar novas formas de sistematização da relação tempo espaço.

A etnocartografia mostra ainda uma nova forma de relação entre a cartografia e o etnoconhecimento, levando a cartografia a retratar um conjunto de relações sociais, culturais, políticas e econômicas, o que a torna multidimensional e não apenas uma representação bi-dimensional de um determinado espaço, constituindo-se assim um importante instrumento para se atingir o desenvolvimento sustentável.

O produto da etnocartografia é um repositório de conhecimentos diversos que permite compreender melhor as relações de seus autores com o meio em que vivem. Se usada como ferramenta de planejamento, pode ainda possibilitar a participação da população tradicional na tomada de decisões.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

    • ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; FARIAS Jr., Emmanuel de Almeida (orgs). Povos e Comunidades Tradicionais: nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013. ATAIDE, Marcos Sebastião. Aplicações da Etnocartografia. 2005. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia, Centro Universitário Luterano de Manaus/ULBRA, Manaus, 2005.
  • ATAIDE, Marcos Sebastião; MARTINS, Ayrton Luiz U. A Etnocartografia Como Ferramenta de Gestão. In: XXII Congresso Brasileiro de Cartografia. Anais. Macaé, 2005.
  • CHAPIN, Mac, THRELKELD Bill. Indigenous Landscapes. A Study in Ethnocartography. Arlington (Va): Center for the Support of Native Lands, 2001.
  • CAMPIONE, Francesco Paolo. Etnia Ed Etnicismi. Como, Itália: Università degli Studi dell'Insubria, 2003.