Etnografia digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Etnografia digital é uma metodologia de pesquisa que usa os conceitos da etnografia tradicional no ambiente virtual. A observação científica dos espaços digitais (blogs, sites, redes de relacionamentos, etc.) para coleta de dados deve obedecer aos mesmos critérios da metodologia de pesquisa etnográfica tradicional. Um diferencial da etnografia digital para a etnografia tradicional está na possibilidade da coleta de dados poder ser realizada a distância do sítio onde está o produtor da informação e no momento que o pesquisador achar pertinente.

Talvez, seja mais apropriado afirmar que, como o sítio em que se encontra o objeto de estudo da etnografia digital é desterritorializado, mais do que entender que o levantamento de dados é feito “a distância“ seria entender que ele, o dado pode estar onde quer que o pesquisador esteja. Neste sentido, seria mais adequado entender que etnografia digital é uma etnografia feita em ambiente desterritorializado, sem locus físico e, portanto, feita sempre de em espaço virtual presente. Aqui, o virtual não cria distâncias, as minimiza.

Levando em consideração que fatores como (tempo/espaço) são grandes limitadores no trabalho de pesquisa entendemos que, em algumas situações, essa metodologia surge como uma boa alternativa, principalmente, no que se refere à coleta dos dados que estão no formato digital e disponibilizados na Internet.