Eublepharis macularius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEublepharis macularius
Grupo adulto de Eublepharis macularius

Grupo adulto de Eublepharis macularius
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Subfamília: Eublepharinae
Género: Eublepharis
Espécie: E. macularius
Nome binomial
Eublepharis macularius
Blyth, 1854
Distribuição geográfica
Eublepharis macularius distribution.png

O Eublepharis macularius, conhecido vulgarmente por Lagartixa-leopardo, osga-leopardo, ou geco-leopardo (ou leopard gecko, em inglês) é um réptil pertencente à família Gekkonidae. Esse réptil, originário do Oriente Médio (Paquistão, Afeganistão e Irã) e da Índia mede aproximadamente 22 centímetros, podendo alcançar os 27 centímetros e alimenta-se de insetos, como baratas , grilos e tenébrios. Apresenta manchas amarelas, roxas, azuis e pretas na pele, fazendo com que cada membro da espécie seja único.

Este lagarto terrestre encontra-se normalmente nas áreas desérticas e montanhosas do Paquistão, oeste da Índia e Afeganistão. Tem entre 1 e 2 ovos por cada postura, acabando por eclodir ao fim de 42 a 84 dias de incubação. Tem um período de vida de até 20 anos.

Características[editar | editar código-fonte]

E um animal herbivoro. A lagartixa-leopardo tem esse nome, porque sua coloração selvagem quando adulto é, normalmente creme amarelado com bolas e listras pretas. No entanto, a selecção artificial feita em cativeiro, deu origem a um grande número de variedades e esquemas de cor, distintas dos padrões selvagens. Algumas destas incluem: Amarelo forte, laranja, listrado, sem padrão (sem manchas ou listras), lavanda, granizado (manchas sólidas de preto e branco) e amelanístico (sem pigmentação preta nas marcas).

Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.