Eudóxia Angelina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eudóxia Angelina
Imperatriz-consorte bizantina
Reinado 1204
Consorte Estêvão I Prvovenčani
Aleixo V Ducas
Leão Esguro
Antecessor(a) Margarida da Hungria
Sucessor(a) Teodora Ducena Vatatzina (reinando em Constantinopla)
Morte c. 1211
Dinastia Ângelos
Pai Aleixo III Ângelo
Mãe Eufrósine Ducena Camaterina
Filho(s) Com Estêvão:
Estêvão Radoslau
Estêvão Ladislau I
Predislau
Comnena Nemânica

Eudóxia Angelina (em em grego: Ευδοκία Αγγελίνα; em sérvio: Evdokija) foi uma princesa e rainha-consorte do Império Bizantino.

Ela era filha do imperador Aleixo III Ângelo e de Eufrósine Ducena Camaterina e posteriormente foi casada com o rei Estêvão II Nemânica do Grão-Principado da Sérvia (a Ráscia) entre 1196 e 1198.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eudóxia Angelina casou-se com Estêvão I Prvovenčani, segundo filho de Estêvão Nemânia, grande jupã da Ráscia. O casamento foi combinado pelo tio da noiva, o imperador Isaac II Ângelo, por volta de 1186, na altura em que aquele se encontrava exilado na Síria. Em 1195, depois da ida do sogro para um mosteiro, o marido de Eudóxia tornou-se governante da Ráscia (e mais tarde rei da Sérvia). Segundo a crónica de Nicetas Coniates, numa data incerta depois de junho de 1198, Eudóxia e Estêvão desentenderam-se, trocando mútuas acusações de adultério, e ela regressou à corte do pai em Constantinopla.

Em Constantinopla Eudóxia tornou-se amante do futuro imperador Aleixo V Ducas, com quem, juntamente com sua própria mãe, fugiu da cidade rumo à Trácia a 12 de abril de 1204, enquanto os cruzados da Quarta Cruzada assaltavam as muralhas de Constantinopla. Encontrando o seu pai deposto em Mosinópolis, Eudóxia recebeu autorização para casar-se com Aleixo V, mas este foi capturado e estrangulado por ordem de Aleixo III pouco tempo depois.

Eudóxia Angelina casou-se em terceiras núpcias com Leão Esguro, o governador independente de Corinto, depois de este ter oferecido asilo a Aleixo III e à sua família em 1204. Cercado na cidadela de Corinto, Esguro suicidou-se em 1207 ou 1208. Pensa-se que Eudóxia terá falecido por volta de 1211.

Família[editar | editar código-fonte]

Do seu casamento com Estêvão Pruovenchani da Sérvia teve duas filhas e três filhos:

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • K. Varzos, Ē genealogia tōn Komnēnōn, Tessalónica, 1984.
  • The Oxford Dictionary of Byzantium, Oxford University Press, 1991.
  • The city of Byzantium: annals of Niketas Choniates tr. Harry J. Magoulias (Detroit: Wayne State University Press, 1984).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Eudóxia Angelina
Nascimento:  ? Morte: c. 1211
Títulos reais
Precedido por:
Margarida da Hungria
Imperatriz-consorte bizantina
1203–1204
Sucedido por:
Ana Angelina
Imperatriz de Niceia
Sucedido por:
Maria Petralifena
Despina de Epiro
Sucedido por:
Teodora Axucina
Imperatriz de Trebizonda
Sucedido por:
Maria de Champagne
Império Latino