Eugen Sandow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eugene fazendo pose.

Eugene Sandow, nascido Friederich Wilhelm Müller (Königsberg, 2 de abril de 1867 - Londres, 14 de outubro de 1925) é o pai da musculação e criador do esporte fisiculturismo. A primeira competição oficial de fisiculturismo ocorreu em 1901 em Londres, Inglaterra. Possivelmente existiram outros campeonatos, mas este foi o que parece ter dado início oficial ao esporte. Esta competição foi intitulada "The Great Competition" e foi idealizada e realizada por Sandow com o objetivo de escolher o físico mais fabuloso. O evento levou três anos para ser planejado e teve a participação de 156 atletas. Competiam militares, carteiros, auxiliares de trabalhos braçais e atletas diversos.

Foi anunciada em julho de 1898 na primeira edição da Sandow's Magazine e aberta para todos os alunos de Sandow espalhados pelo Reino Unido. Os critérios de julgamento foram estabelecidos por Sandow e eram os seguintes: primeiro, desenvolvimento muscular geral; segundo, desenvolvimento equilibrado ou igual; terceiro, condição de tonacidade, solidez dos tecidos; quarto, saúde geral; e em quinto, condição da pele. As roupas de competição eram: bota preta, cinto preto e uma roupa com pele de leopardo. Doze foram os finalistas que foram colocados em pedestais para realizarem sequências de poses para serem julgados pelos árbitros.

O vencedor foi Willian Murray de Nottingham, que mais tarde se tornou ator, cantor e músico. Em segundo lugar ficou D.Cooper de Birmingham e em terceiro, A.C.Smyth de Middlesex. Os jurados foram Charles Lawes, um notável escultor da época, Arthur Conan Doyle, o famoso criador de Sherlock Holmes e o próprio Eugene Sandow, que ficou como mediador para somente dar sua posição em questões de empate. O curioso é que o prêmio para este campeonato que escolheu na época o físico mais fabuloso do mundo foi uma estátua de Eugene Sandow banhada em ouro, segurando uma barra com pesos de bola, a mesma que é usada até hoje para premiar o físico mais fabuloso do mundo, no campeonato Mr.Olympia.

Troféu do Mr. Olympia.

A estatueta foi idealizada pelo escultor William Pomeroy em 1891. O segundo colocado recebeu a mesma estatueta em prata e o terceiro em bronze. Além da estatueta, o vencedor ganhou o equivalente hoje a cinco mil dólares. O evento foi realizado no Royal Albert Hall de Londres em 14 de setembro de 1901 e o interesse foi tão grande que milhares de pessoas se amontoaram na porta de entrada, send o que foi registrada a presença de 15.000 pessoas nas finais. Por isso, Eugene Sandow é considerado o pai do esporte fisiculturismo onde se tem por objetivo sagrar como campeão quem tem o melhor desenvolvimento muscular. Foi ídolo desse esporte e por 30 anos foi considerado o melhor físico do mundo, sendo ídolo muitas décadas antes de Steve Reeves, Arnold, Dorian e Coleman.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]