Euglenozoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEuglenozoa
Euglena

Euglena
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Excavata
Filo: Euglenozoa
Cavalier-Smith, 1981[1]
Classes típicas
Euglenoidea

Kinetoplastea
Diplonemea
Postgaardea

Euglenozoa é um grande grupo de protozoários flagelados, dominado pelos Euglenoidea e pelos Kinetoplastea. Inclui várias formas de vida livre assim como umas poucas formas parasitárias importantes, algumas das quais são parasitas de humanos. A maioria é pequena, com cerca de 15-40 µm de tamanho, se bem que alguns Euglenoidea possam alcançar os 500 µm.

A maioria dos membros dos Euglenozoa possuem dois flagelos, usualmente um orientado para a frente e o outro para trás, que se inserem paralelos um ao outro numa bolsa apical ou subapical. Em muitas formas existe um citostoma associado, sustentado por um de três grupos de microtúbulos que surgem desde as bases flagelares. Estes são característicos do grupo; os outros dois sustentam as superfícies celulares dorsal e ventral, e nos Euglenoidea sustentam envoltórios proteicos que formam a película. Outras numerosas peculiaridades ultraestruturais também distinguem este grupo, sendo a mais notável a presença de una barra paraxial em cada flagelo.

Trachelomonas (um Euglenoidea).

A maioria destes organismos alimentam-se ingerindo organismos menores, tipicamente bactérias, ou por absorção. Alguns Euglenoidea, no entanto, possuem cloroplastos, obtendo energia mediante fotossíntese. Estes costumam perder o citostoma e usualmente apresentam outras adaptações a uma vida autotrófica, tais como manchas oculares sensíveis à luz. Os cloroplastos estão contidos em três membranas e estão pigmentados similarmente aos das plantas, sugerindo que foram adquiridos a partir de incorporação de alguma alga verde.

Trypanosoma (um Kinetoplastea) entre glóbulos vermelhos.

Todos os membros dos Euglenozoa possuem mitocôndrias com cristas discóides, que nos Kinetoplastea possuem caracteristicamente um grânulo ou kinetoplastídeo que contém ADN, associado com as bases flagelares. Não se encontrou exemplos de reprodução sexual dentro do grupo. A reprodução dá-se mediante divisão celular, com mitose fechada. O carácter monofilético dos Euglenozoa é geralmente aceito, e crê-se que estejam relacionados com os Percolozoa e outros Excavata flagelados.

Referências

  1. T. Cavalier-Smith. (1981). "Eukaryote Kingdoms: Seven or Nine?". BioSystems 14: 461-481 pp..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Euglenozoa