Eugène Freyssinet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eugène Freyssinet
Eugène Freyssinet
Eugène Freyssinet en uniforme de polytechnicien.
Nascimento Freyssinet Marie Eugène Léon
13 de julho de 1879
Objat
Morte 8 de junho de 1962 (82 anos)
Saint-Martin-Vésubie
Nacionalidade Francês
Cidadania França
Alma mater
Ocupação engenheiro, engenheiro civil, engenheiro estrutural, engineer of the French Corps of Bridges and Roads
Prêmios Medalha Frank P. Brown (1950), Medalha de Ouro do IStructE (1957)[1]
Empregador(a) Forclum, François Mercier, Campenon-Bernard
Campo(s) Engenharia civil
Obras destacadas Plougastel Bridge, Pont de Luzancy, Basilica of St. Pius X

Eugène Freyssinet (Objat, 13 de julho de 18798 de junho de 1962) foi um engenheiro civil de estruturas francês. Foi quem iniciou o desenvolvimento da tecnologia do concreto protendido.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Freyssinet nasceu em Objat, Corrèze, França. Ele trabalhou na École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris, França, onde projetou várias pontes até o ínicio da Primeira Guerra Mundial. Seus tutores incluíam Charles Rabut. Ele serviu no exército francês de 1904 a 1907 e novamente de 1914 a 1918 como engenheiro rodoviário.

Sua ponte inicial mais significativa foi a Pont le Veurdre de três vãos perto de Vichy, construída em 1911. Na época, os vãos de 72,5 metros (238 pés) foram os mais longos construídos até agora na França, embora a Ponte Grafton tenha sido uma ponte de concreto armado de 97,6 metros. inaugurada em abril de 1910 e a ponte Rocky River em Cleveland, Ohio, uma ponte não reforçada de 85,34 metros foi inaugurada em outubro de 1910.

A proposta de Freyssinet era para três vãos de treliça de concreto armado e era significativamente mais barata do que o projeto de arco de alvenaria padrão. O projeto usava macacos para levantar e conectar os arcos, introduzindo efetivamente um elemento de pré-esforço. A ponte também permitiu a Freyssinet descobrir o fenômeno da fluência no concreto, em que o concreto deforma com o tempo quando colocado sob tensão. Sobre esta ponte, Freyssinet escreveu:

"Sempre a amei mais do que qualquer outra das minhas pontes, e de tudo o que a guerra destruiu, é a única cuja ruína me causou uma verdadeira dor".[2]

Ele atuou como diretor de Obras Públicas em Moulins a partir de 1905. Ele também atuou como engenheiro rodoviário no centro da França de 1907 a 1914.

Eugène alcançou um avanço significativo em estruturas de casca fina com o projeto de dois enormes e famosos hangares de dirigíveis no Aeroporto Villeneuve- Orly em 1923. O princípio da forma corrugada para a casca de concreto foi introduzido lá para obter a rigidez necessária para um vão de 70 m. Em 1924, ele aplicou o mesmo princípio de cobertura de concha ondulada para hangares de dois aviões medindo 55 m em Vélizy-Villacoublay.[3]

Trabalhando para Claude Limousin até 1929, ele projetou uma série de estruturas, incluindo uma ponte em arco de 96,2 m (315 pés) em Villeneuve-sur-Lot e vários telhados de concreto de casca fina , incluindo hangares de aeronaves em Istres, Bouches-du-Rhone em 1917 e galpões de dirigíveis gêmeos de 300 pés de largura e 200 pés de altura em Orly de 1916 a 1923.[4] Durante a Primeira Guerra Mundial, ele também construiu navios de carga usando concreto armado em Rouen.[5] A principal contribuição de Freyssinet para a ciência da construção de concreto foi o uso de vapor em torno dos moldes de concreto, o que reduziu significativamente o tempo de cura do concreto.

Seu projeto de 1919 em St Pierre du Vauvray aumentou novamente o recorde de um vão de arco de concreto, com arcos vazados de 132 m (435 ft), concluído em 1923.[2] Também em 1919 sua Pont De La Liberation em Villeneuve-sur-Lot foi concluído, o que foi o maior vão único do mundo com 96,25 metros.

Sua maior estrutura foi a Ponte Plougastel com três vãos idênticos de 180 m (592 pés) cada, concluída em 1930. Aqui ele estudou a fluência em mais detalhes e desenvolveu suas ideias de protensão, obtendo uma patente em 1928.[2]

Embora Freyssinet tenha feito muito para desenvolver concreto protendido, ele não foi seu inventor. Outros engenheiros, como Doehring, haviam patenteado métodos de protensão já em 1888, e o mentor de Freyssinet, Rabut, construiu consolos de concreto protendido . A principal contribuição de Freyssinet foi reconhecer que apenas o fio de protensão de alta resistência poderia neutralizar os efeitos de fluência e relaxamento, e desenvolver ancoragens e outras tecnologias que tornaram o sistema flexível o suficiente para ser aplicado a muitos tipos diferentes de estruturas.[6]

Tendo deixado Limousin, ele montou sua própria empresa para construir postes elétricos de concreto protendido, mas o negócio faliu.

Em 1935, ele usou a protensão para consolidar a estação marítima de Le Havre, que ameaçava ficar irremediavelmente restaurada. Freyssinet introduziu vigas de concreto protendido e levantou os edifícios do estaleiro. Após este sucesso, ele ingressou na empresa Campenon-Bernard e passou a projetar várias pontes protendidas.

Muitos dos projetos de Freyssinet eram novos e elaborados para sua época - alguns deles tanto que nunca foram construídos, como o Phare du Monde , uma torre de 2 300 pés planejada para a Feira Mundial de 1937 em Paris. Segundo Leonardo Troyano, “a sua capacidade de criação, invenção e investigação e o seu inconformismo com as ideias e doutrinas existentes fizeram dele um dos engenheiros mais notáveis ​​da história da engenharia”.[7]

Referências

  1. «Gold Medal Address winners / Century of Medallists» (pdf) (em inglês). The Institution of Structural Engineers. Consultado em 16 de julho de 2015. Cópia arquivada (PDF) em 16 de julho de 2015 
  2. a b c Billington, David (1985). The Tower and the Bridge. Princeton: Princeton University Press. ISBN 0-691-02393-X 
  3. Bernard Espion, Pierre Halleux, Jacques I. Schiffmann, "Contributions of André Paduart to the Art of Thin Concrete Shell Vaulting," Proceedings of the First International Congress on Construction History (2003) citing: Freyssinet, Eugène (1923) Hangars à dirigeables en ciment armé en construction à l’aéroport de Villeneuve-Orly, Le Génie Civil (Paris) 83: 265-273, 291-297, 313-319; Gotteland, J. (1925) Les hangars d’avions de Villacoublay, Annales des Ponts et Chaussées (Paris) fasc.5 : 169-183; and Fernandez Ordoñez, José A. (1979) Eugène Freyssinet, Barcelone: 2c editions.
  4. Billington, op. cit.
  5. Bennett, David: "The Creation of Bridges", Aurum Press Ltd, undated (circa 1998)
  6. Troyano, L.F.: "Bridge Engineering - A Global Perspective", Thomas Telford Publishing, 2003
  7. Troyano, op.cit.
Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.