Tia Eulália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eulália do Nascimento)

Eulália do Nascimento, conhecida como Tia Eulália (São José de Além Paraíba, Porto Novo do Cunha, Minas Gerais, 12 de março de 1908Rio de Janeiro, 10 de julho de 2005) foi uma sambista do GRES Império Serrano.[1]

Na infância, viveu numa Serrinha. Seu pai, Francisco Zacarias de Oliveira, foi o precursor dos blocos de carnaval na Serrinha e na cidade do Rio, como o Dois Jacarés. Amigo do Ministro Edgard Romero, tinha muita influência conseguindo benfeitorias para a comunidade. Sua casa vivia repleta de músicos que organizavam pastorais, gafieiras, serestas e obviamente muitas rodas de samba. Mano Elói dizia que o espírito festivo daqueles nove irmãos filhos do senhor Zacarias Oliveira, já era suficiente para a criação de uma escola de samba.

Em 1947, na casa de Tia Eulália e Seu Nascimento na rua Balaiada, no alto do morro, foi fundado o Império Serrano. Tia Eulália é portadora da carteirinha no.1 da escola que defende com todo o fervor. Nos ensaios até tarde da madrugada e no desfile da escola ela está sempre inspecionando tudo com muito rigor. Conheceu o jongo quando casou com o Seu Nascimento mas seu maior interesse sempre foi o samba.

José Nascimento Filho, empregado da Resistência do Cais do Porto, nasceu em Três Rios no dia 19 de Março de 1903. Marido de Tia Eulália, Seu Nascimento dava o jongo a cada aniversário seu, quando acorriam à sua casa famosos jongueiros do antigo Distrito Federal e do interior do estado do Rio. Acordava cedo, vestia-se de branco com uma camisa azul e dirigia-se à Igreja de São José, no Centro, para assistir à missa do santo. Voltava para casa e começava a preparar as comidas e os foguetes para a festa à noite. De madrugada, o chão do terreiro cobria-se de flores atiradas pelos jongueiros.

Referências

  1. «Império Serrano promove documentário sobre Tia Eulália». Portal Terra. 16 de fevereiro de 2006. Consultado em 26 de abril de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.