Eunice aphroditois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEunice aphroditois
Eunice aphroditois.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Annelida
Classe: Polychaeta
Ordem: Eunicida
Género: Eunice
Espécie: E. aphroditois
Nome binomial
Eunice aphroditois
Pallas, 1788

O Eunice aphroditois é uma espécie de verme anelídeo pertencente ao gênero Eunice.

Com um corpo robusto, longo, multi-segmentado , este verme é um dos maiores polychaetes do mundo, crescendo a até cerca de 3 metros de comprimento, embora a média observada esteja em torno de 1 metro. Possui coloração roxo-marrom para vermelho-marrom. Enquanto membros desta família de vermes podem ser encontrados em todo o mundo, em especial em águas quentes, o E. aphroditois só é encontrado na região do Indo-Pacífico.

Pouco se sabe sobre os hábitos sexuais e de vida deste verme, mas pesquisadores sugerem que a reprodução sexuada ocorra numa fase precoce, talvez até mesmo quando o verme possui cerca de 100 mm de comprimento, o que é muito cedo considerando o tamanho a que estes podem chegar.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Este organismo enterra seu longo corpo no leito oceânico composto por cascalho, lama ou corais, onde fica a esperar pacientemente que algum estímulo externo atinja um de seus cinco tentáculos. Quando isso ocorre, utiliza suas acentuadas garras como arma de ataque, projetando-se com bastante velocidade contra a presa, a qual por vezes é cortada pela metade.

Eles são altamente agressivos e podem até atacar pessoas. Já foram registrados 5 casos de mortes causados por esse animal, sendo que 3 eram crianças e 2 adultos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Keith Davey (2000). Eunice aphroditois. Life on Australian Seashores. Página visitada em 2009-04-1.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.