Euphorbia paralias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaEuphorbia paralias
Euphorbia paralias em La Revellata, Córsega

Euphorbia paralias em La Revellata, Córsega
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Euphorbia
Espécie: E. paralias
Nome binomial
Euphorbia paralias
L.
Euphorbia paralias - MHNT

A Euphorbia paralias é uma planta nativa do Sul da Europa e da Austrália.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É vivaz, erecta, por vezes prostrada, e mede entre 30 e 60 cm de altura, tem hastes relativamente duras e raízes penetrantes. As folhas são espessas, duras e imbricadas nas hastes. Tal como muitas eufórbias, produz um líquido lactoso branco, irritante para a pele, olhos e mucosas.

As folhas encontram-se reunidas nas extremidades das hastes. As flores estão envolvidas por um invólucro de cinco peças semelhantes a bracteas, de quatro glandes semelhantes a quarto de lua. Há cinco flores masculinas reduzidas a um estame que rodeia uma flor feminina formada por um ovário triloculado. A floração ocorre de Maio a Setembro e o fruto é formado por cápsulas de casca granular, separados por sulcos.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Esta planta é halófita e é característica de dunas primárias, podendo ocorrer nas faces exteriores de dunas móveis. É, também, pioneira de areias nuas que colonizam os terrenos adjacentes ao fim das zonas dunares.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Malpighiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.