Euramérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Euramerica, também conhecida como Laurussia foi um supercontinente menor formado durante o Devónico como resultado da colisão entre os crátons Laurência, Báltica e Avalónia (Orogenia Caledoniana).

Geologia[editar | editar código-fonte]

Euramérica durante o Devónico

A Euramérica tornou-se parte do grande supercontinente Pangaea durante a era do Pérmico. Durante o Jurássico, quando a Pangaea se separou em dois continentes, Gondwana e Laurásia, a Euramerica tornou-se parte da Laurásia. Durante o Cretácico, a Laurásia separou-se nos continentes da América do Norte e Eurásia.

Biologia[editar | editar código-fonte]

Há 300 milhões de anos, durante o Carbónico tardio, a floresta tropical estava disseminada pelo equador da Euramerica. Quando o clima se tornou árido ocorreu uma mudança brusca e intensa na vegetação. A floresta fragmentou-se e as lycopodiophyta que dominavam as terras húmidas retrairam-se, sendo substituídas maioritariamente por fetos. Ocorreu também uma grande perda de diversidade anfíbia e simultaneamente o clima seco possibilitou a diversificação de répteis.1

Referências

  1. Sahney, S., Benton, M.J. & Falcon-Lang, H.J.. (2010). "Rainforest collapse triggered Pennsylvanian tetrapod diversification in Euramerica" (PDF). Geology 38 (12): 1079–1082. DOI:10.1130/G31182.1.