Euribor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Euribor (acrônimo de European Interbank Offered Rate; em português: "taxa interbancária oferecida em euro") é uma das principais taxas de referência do mercado monetário da zona euro. Indica a taxa de juros média dos empréstimos interbancários sem garantia da zona euro. O cálculo considera as taxas dos 32 principais bancos europeus, excluindo-se os valores extremos - os 15% mais altos e os 15% mais baixos.

A Euribor foi criada juntamente com o euro, em 1 de janeiro de 1999, sendo que a primeira taxa foi definida em 30 de dezembro de 1998, com validade a partir de 4 de janeiro de 1999. Contudo, Antes dessa época já se publicava uma taxa semelhante chamada Aibor, e que também era publicada diariamente, para além de algumas taxas de juros locais.

A Euribor é calculada diariamente pela European Banking Federation (EBF) e publicada pela Reuters. A sua Divulgação acontece às 11:00 horas (hora Central Europeia, e é rapidamente difundida pela imprensa. É muito utilizado como taxa de referência para os empréstimos bancários.

Taxas Euribor entre 1998 e 2011 - 1 semana (verde), 3 meses (azul) e 12 meses (vermelho).

Determinação[editar | editar código-fonte]

A oscilação das taxas de juros Euribor é, obviamente alinhada pelo volume de oferta e procura. Na verdade, trata-se apenas de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes (57). Contudo, outros factores externos podem influenciar em boa escala o nível da taxa de juro Euribor, como por exemplo o crescimento económico e o nível da inflação. Regra geral, as taxas Euribor costumam evoluir de acordo com a taxa de referência praticada pelo Banco Central Europeu.

Importância[editar | editar código-fonte]

A taxa Aibor é considerada como a taxa base para diversos produtos de taxas de juros (derivados). Encontram-se como exemplos, futuros de taxas de juros, swap de taxas de juros e contratos de garantias de taxas. A Euribor também é bastante utilizada como taxa de referência em empréstimos hipotecários e contas poupança. Em Portugal As taxas Euribor são os indexantes mais recorrentes nos empréstimos à habitação, tendo um grande impacto quando estas taxas caem, pois permite que o custo do crédito diminua, assim como quando aumentam, fazem subir os encargos. No caso dos depósitos, a remuneração destes também tende a reflectir as oscilações destas taxas.

Prazos[editar | editar código-fonte]

Existem diferentes Euribor, a depender do prazo do empréstimo - de uma semana a um ano. Quanto maior o prazo, maior a taxa: Euribor para 1 ano (EUR 12M) é maior que a Euribor para 6 meses (EUR 6M), que, por sua vez, é maior que a Euribor para 3 meses (EUR 3M) e assim por diante. A taxa é calculada proporcionalmente sobre uma base de 360 dias, para qualquer outro prazo. As taxas existentes são 1 semana, 2, 3 e 4 semanas, e 1 mês, 2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 e 12 meses.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]