Euro Disco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.


Euro Disco
Origens estilísticas Disco, Rock, Europop, New wave, Italo disco
Instrumentos típicos Guitarra elétrica, Baixo elétrico, Piano, Teclado, Bateria, Sintetizador
Popularidade Alta na Europa e no Reino Unido, moderada no resto do mudo
Formas derivadas Eurodance, Europop
Subgêneros
Space disco - Italo disco - Eurobeat

O termo Euro disco se refere a uma coleção de estilos e gêneros da electronic dance music que emergiram da Europa no início dos anos 80, incorporando elementos do electropop e disco em novas formas híbridas como Hi-NRG, Italo Disco, Italo House, Pop Britânico entre outros. O termo também é comumente escrito como Eurodisco ou Euro-disco. Uma típica canção Euro disco tem uma forma contrastante de refrão-estrofe, acompanhamento à base de sintetizadores, e letras cantadas em inglês. Este termo nunca foi usado na Europa, onde tal música foi e ainda é simplesmente conhecida por pop ou disco music.

História[editar | editar código-fonte]

Um dos representantes mais antigos deste gênero foi o grupo britânico Imagination, com suas séries de sucessos de 1981 a 1982. Em 1982 o Euro disco passou a ser desenvolvido na Itália por grupos como Gazebo, Kano e 'Letric Workers e o músico-produtor Giorgio Moroder. Durante os anos 80 artistas italianos de Euro disco como Baltimora, Spagna e Sabrina se tornaram populares na Europa com suas canções, figurando nos Top Charts (topo das paradas) da maioria dos países europeus.

A influência da Euro disco se infiltrou no dance e pop dos Estados Unidos em 1983. Produtores e compositores europeus inspiraram uma nova geração de intérpretes americanos ávidos em dar fôlego e nova vida à dance music que estava abandonada pelas rádios americanas. Enquanto o gênero disco havia sido declarado “morto” devido sua falta de sucesso já em 1979, subsequentemente sucessos da Euro disco ultrapassaram as fronteiras do rock, pop, e dance, tal como “Call Me” de Blondie e “Gloria” de Laura Branigan, e conduziram uma nova era da dance music americana frequentemente esquecida em favor da “Segunda Invasão Britânica”. Laura Branigan que era produzida pelo produtor alemão Jack White, foi mais fundo no gênero Euro disco para conquistar mais sucessos. Neste ínterim, o produtor italiano Giorgio Moroder promovia Berlin e Irene Cara.

Em 1984, músicos de muitos países começaram a produzir canções no estilo Euro disco. Na Alemanha, notáveis praticantes deste tipo de música incluíam Modern Talking, Sandra, e Alphaville. Na Áustria havia Falco, embora tenha sido influenciado pelo rap e rock. Os mais famosos contribuintes britânicos para a Euro disco em meados da década de 80 foram Pet Shop Boys, e a produtora Stock/Aitken/Waterman produziu cantores como Rick Astley e Kylie Minogue.

É digno de nota que alguns elementos que foram mais tarde abraçados em maior medida pela Euro disco já haviam vindo juntos e coesivamente no princípio, meio e fim dos anos 70, em certas faixas de artistas como o sueco ABBA, e da cantora americana Donna Summer.

No início da década de 90, sua popularidade principal começou a declinar na Europa, e a Euro disco se desenvolveu na Eurodance.

Euro Disco no Brasil[editar | editar código-fonte]

Graças a colonização germânica em Santa Catarina, este estado foi o primeiro a divulgar este gênero de música no Brasil em meados da década de 80. Através de uma loja de discos em Joinville chamada "Music Shop", seu dono, Valdir Polzin mantinha contato com diversos distribuidores fonográficos na Alemanha, importando grande variedade de discos contendo músicas regionais alemãs Schlager and Volksmusik, italo disco e euro disco. Através de um programa de rádio chamado "Sucessos da Música Alemã" e com o estreito contato que Valdir Polzin mantinha com as rádios e danceterias de Joinville e Região, o Euro Disco foi amplamente divulgado e se transformou em uma mania, chamando a atenção de vários disc jockeys de outros estados.

Em Joinville o gênero Euro Disco continua sendo cultuado e chamando a atenção nos dias atuais através de encontros menores entre grupos de colecionadores, e encontros maiores em danceterias que reunem mais de 6 mil pessoas como a festa do "REENCONTRO NO GINÁSTICO". Conta também com a divulgação através de um programa de rádio que se mantém há mais de 10 anos no ar chamado "Pitch Acelerado" que toca musicas atuais, e a cada primeiro sábado do mês faz um programa totalmente dedicado ao gênero, chamado "Euro Disco Special", único programa de rádio no Brasil totalmente dedicado à este estilo.

A rádio via internet "Estação EURODISCO" em Curitiba, Paraná, foi a primeira rádio via web exclusivamente para o estilo Euro Disco e italodisco fundada por Emerson Cima e Sandro Cesar trazendo os melhores hits da época, com participação ao vivo de vários cantores, ainda no Paraná, na cidade de Arapongas, a Web Rádio Aquarius, www.aquarius.radio12345.com, conta com um programa com músicas do gênero Euro Disco, chamado Dance Power, que vai ao ar todos os sábados das 20:00 às 22:00, sob o comando de Roger Dance Power, programa esse que foi muito famoso no início da década de 90 na extinta Rádio Aquarius Fm.

Em Mandaguari, Paraná, já vem acontecendo a festa Euro Dance, a primeira realizada em 2005 contou com aproximadamente 800 pessoas, já é a segunda com mais de mil pessoas, e a cada ano esse número vem aumentado. A festa toca do começo ao fim os clássicos da Euro Disco que são reproduzidos em um telão. A festa é comandada por João Ferreira de Mandaguari e a última foi animada pelo DJ André de Ubiratã, Paraná.

Famosos da Euro Disco[editar | editar código-fonte]

Hazell Dean

Koto

Baltimora

Mike Mareen

Ligações externas[editar | editar código-fonte]