Euronext Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Euronext Lisboa
Euronext Lisboa
Tipo Bolsa de Valores
Localização Lisboa, Portugal
Proprietário NYSE Euronext
Moeda EUR
Nº. de empresas listadas 54
Mercado de capitais EUR 79 bilhões (2007-08)
Website https://europeanequities.nyx.com/pt-pt

Euronext Lisboa é a bolsa de valores de Lisboa, pertence ao grupo Euronext. Anteriormente era conhecida como Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.

Bolsa portuguesa[editar | editar código-fonte]

A Euronext Lisboa é a bolsa portuguesa e remonta, embora com a designação BVL (Bolsa de Valores de Lisboa), a 1 de Janeiro de 1769. Em 1999, a BVL e a BDP (Bolsa do Porto) fundiram-se, dando origem à BVLP (Bolsa de Valores de Lisboa e Porto). Nos últimos anos a bolsa tem conhecido importantes e amplas mutações que vão desde o próprio enquadramento legal, à sua estrutura funcional e aos sistemas de negociação também como a integração na plataforma internacional Euronext.

A Euronext é o primeiro mercado de bolsa pan-europeu e um dos maiores mercados bolsistas mundiais. Criado pela fusão das Bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão,e Lisboa , posteriormente o mercado de derivados londrino e, em 2002, a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, a Euronext veio permitir que o mercado de capitais português acompanhasse o desenvolvimento das bolsas internacionais, e permitisse aos investidores e às empresas cotadas uma exposição internacional, conferindo-lhes acesso privilegiado a mercados dotados de elevada profundidade e liquidez.

Para que serve a Bolsa de Valores?[editar | editar código-fonte]

Para promover e manter o crescimento económico de um país, é indispensável existirem fundos disponíveis para financiar a formação e a reposição do capital.

A emissão de valores mobiliários é uma das formas que as empresas e os organismos públicos têm para obter os fundos de que necessitam.

Por seu turno, os aforradores encontram na compra de valores mobiliários uma forma de remuneração dos recursos que têm disponíveis. Os valores mobiliários que aliam a uma adequada rentabilidade uma elevada liquidez são particularmente atractivos.

A principal função das bolsas de valores consiste precisamente em oferecer às entidades emitentes (entidades/ empresas que emitem valores mobiliários e pedem a sua admissão à cotação) e aos aforradores a possibilidade de conciliarem os seus interesses, de forma segura e transparente, conferindo uma acrescida liquidez aos valores mobiliários nelas transaccionados.

Valores Negociáveis em Bolsa[editar | editar código-fonte]

Qualquer investidor que pretenda negociar em bolsa pode escolher entre um apreciável leque de valores mobiliários, com diferentes graus de risco, liquidez e rentabilidade, emitidos por entidades, públicas ou privadas, que confiram aos seus titulares direitos idênticos e legalmente susceptíveis de negociação num mercado organizado.

Com efeito, são negociáveis em bolsa acções, obrigações, títulos de participação, unidades de participação, warrants, valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis, futuros, entre outros.

Como se negocia em bolsa?[editar | editar código-fonte]

Na Euronext Lisboa podem ser transaccionados, diariamente (de 2ª a 6 feira), em sessões normais, valores mobiliários admitidos à negociação em qualquer um dos seus mercados.

Como em qualquer mercado, na Euronext Lisboa os preços dos valores mobiliários (acções, obrigações, warrants, etc.) são fixados de acordo com a respectiva oferta e procura.

Se, para um determinado valor mobiliário há mais ordens de compra do que ordens de venda, o respectivo preço tenderá a subir até atingir um nível que permitirá efectuar negócios. O facto de a cada segundo afluírem à Euronext Lisboa inúmeras ordens de compra e de venda facilita a realização de negócios e confere liquidez aos valores nela negociados.

As ordens de bolsa podem ser dadas aos intermediários financeiros, às sociedades de corretagem e às sociedades financeiras a qualquer momento, antes da abertura da sessão de bolsa ou durante o seu curso.

Horário de abertura[editar | editar código-fonte]

A Euronext Lisboa funciona nos dias úteis (de 2ª a 6 feira), incluindo também alguns feriados, estando apenas encerrada nos dias 1 de Janeiro, Sexta-Feira Santa, segunda-feira de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 26 de Dezembro.

O horário normal de funcionamento é das 8h00m às 16h35m. No entanto, as ordens de compra e venda podem ser colocadas a partir das 7h00m, num período de consolidação de ofertas que se convencionou designar por pré-abertura. Por outro lado, entre as 16h30m e as 16h35m não há transacções, existindo um novo período de consolidação de ofertas que se convencionou designar por pré-fecho ou leilão de fecho. O fecho propriamente dito dá-se às 16h35m, havendo ainda um período adicional de 5 minutos (até às 16h40m) durante o qual podem ser efectuadas transacções ao preço de fecho.

Estas regras são idênticas em todas as praças Euronext.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


NYSE Euronext
NYSELIFFEEuronext LisboaEuronext ParisEuronext BruxelasEuronext Amsterdão


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.