Europa dos Povos - Verdes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Europa dos Povos - Verdes foi uma coligação eleitoral formada em Espanha para concorrer às eleições europeias de 2009, reunindo vários partidos da esquerda regionalista e também os Verdes. Elegeu um representante, integrado no Grupo Parlamentar dos Verdes/Aliança Livre Europeia; o único lugar foi ocupado sucessivamente pelos três primeiros candidatos da lista.

Formação da coligação[editar | editar código-fonte]

Tem a sua origem na coligação apresentado nas eleições europeias de 2004 chamada Europa dos Povos, mas com algumas modificações, como a incorporação de novos partidos, como o Bloco Nacionalista Galego e o Aralar (País Basco).

A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) voltou a encabeçar a candidatura. Inicialmente a ERC havia feito uma proposta à Convergência e União no sentido de uma candidatura comum catalanista,[1], mas que foi rejeitada pela CiU. A ERC manteve também contactos com a Coligação Canária e com a Esquerda Unida, que não deram resultado. Assim, a ERC propôs ao Bloco Nacionalista Galego (BNG) um candidatura conjunta das esquerdas nacionalistas e independentistas, como alternativa à Galeusca (outra aliança regionalista, englobando partidos moderados e de centro-direita). Nessa candidatura também foi proposta a inclusão de outras forças. como Aralar, Eusko Alkartasuna, Junta Aragonesista, PSM-Acordo Nacionalista (PSM-EN),[2] Entesa por Mallorca,[3] Verdes[4] e Novas Canárias.[5][6]

Finalmente a coligação foi estabelecida com base num acordo entre a ERC e o Aralar[7], que havia tido um grande crescimento nas eleições autonómicas bascas de 2009. Também se confirmou a participação da Eusko Alkartasuna, o tradicional aliado basco da ERC nas eleições europeias[8], apesar de algum mal-estar da EA pelo acordo entre a ERC e o Aralar.[9] Por outro lado, após várias semanas de indefinição, o BNG anunciou o abandono da Galeusca e a sua participação na nova coligação.[10]

Também a Confederação dos Verdes, que haviam concorrido às eleições anteriores em aliança com o PSOE, decidiram não renovar o acordo a proceder a negociações com outros grupos, tendo finalmente optado por integrar a candidatura da Europa dos Povos.

Tal decisão provocou mal-estar no Partido Verde Europeu[11], que deu o seu apoio ao seu outro associado em Espanha, a Iniciativa pela Catalunha - Verdes, que havia renovado o anterior acordo com a Esquerda Unida. Os Verdes nem consideraram a possibilidade de se aliarem à outra candidatura ecologista, Os Verdes - Grupo Verde Europeu. A ausência de uma candidatura única levou a que várias secções da Confederação dos Verdes, como Berdeak no País Basco,[12] os Verdes de Minorca,[13] os Verdes de Maiorca,[14][15] os Verdes das Asturias,[16] Nafarroako Berdeak de Navarra,[17] os Verdes de Cantabria, os Verdes de Murcia, os Verdes de la Rioja, os Verdes de Castela-Leão, os Verdes de Madrid, os Verdes de Castela-La Mancha, os Verdes da Extremadura e os Verdes de Ceuta se demarcassem e não tenham apelado ao voto para nenhuma das candidaturas ecologistas.[18] Os Verdes de Aragão apelaram publicamente ao voto nos Verdes - Grupo Verde Europeu.[19] No entanto, os Verdes da Andaluzia, do País Valenciano e das Canárias apoiaram a aliança e a Confederação dos Verdes integrou a coligação.

Outros partidos se juntaram à coligação, como a Junta Aragonesista,[20] e o Partido de El Bierzo (este último num lugar que lhe foi cedido pelo BNG)[21].

Já o PSM-Acordo Nacionalista, das Ilhas Baleares, que inicialmente era suposto integrar a coligação, acabou por recusar, alegando pressões da ERC para uma coligação nas eleições autonómica de 2011;[22] (as Ilhas Baleares acabaram por ser representadas pela Entesa por Mallorca, uma cisão do PSM-EN); no entanto, apelou à mesma ao voto na coligação.[23]

Outros partidos que chegaram a ser falados mas não integraram a coligação foram a Unidade Nacionalista Asturiana (devido à oposição do BNG à sua participação)[24], as Novas Canárias[25] e o Andecha Astur (Astúrias).[24]

Composição da coligação[editar | editar código-fonte]

A coligação Europa dos Povos - Verdes acabou por ser constituida pelas seguintes organizações:

Nome por Comunidade Autonómica[editar | editar código-fonte]

Embora a candidatura tivesse como designação "Europa dos Povos - Verdes", em determinadas comunidades autonómicas se apresentou com os seguintes nomes e cabeças de lista:

Comunidade autónoma Denominação Cabeça de lista
Andaluzia Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Pura Peris (Los Verdes)
Aragão Chunta Aragonesista - (Europa de los Pueblos - Verdes) (CHA) Miguel Martínez Tomey (CHA)
Astúrias Europa de los Pueblos-Verdes (Edp-V) Oriol Junqueras (ERC)
Canárias Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Pura Peris (Los Verdes)
Cantábria Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Castilla-La Mancha Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Castilla e León Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Pura Peris (Los Verdes)
Catalunha Esquerra Republicana de Catalunya - (Europa dels Pobles - Verds) (ERC) Oriol Junqueras (ERC)
Ceuta Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Comunidade Valenciana Esquerra Republicana del Pais Valencià - Els Verds (Europa dels Pobles - Verds) (Esquerra-Els Verds) Oriol Junqueras (ERC)
Extremadura Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Galiza Bloque Nacionalista Galego (Europa dos Pobos - Verdes) (BNG) Ana Miranda (BNG)
Ilhas Baleares Esquerra Republicana - Entesa (Europa dels Pobles - Verds) (Esquerra-Entesa) Oriol Junqueras (ERC)
La Rioja Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Madrid Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Melilla Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Murcia Los Verdes - (Europa de los Pueblos - Verdes) (LV) Oriol Junqueras (ERC)
Navarra Independentistak Eta Ezkertiarrak - Europa de los Pueblos - Verdes (ERC-BNG-ARALAR-EA-CHA) Oriol Junqueras (ERC)
País Basco Independentistak Eta Ezkertiarrak - Europa de los Pueblos - Verdes (ERC-BNG-ARALAR-EA-CHA) Oriol Junqueras (ERC)

Resultados[editar | editar código-fonte]

A coligação obteve 394.938 votos (2,53%) em toda a Espahaa, o que se traduziu em um mandato, que foi ocupado inicialmente por Oriol Junqueras (ERC). Dentro de estes resultados, obteve 361.141 votos nas comunidades em que os partidos membros desenvolveram a sua atividade (Catalunha, País Basco, Navarra, Galiza, Aragão e Ilhas Baleares), o que equivale a 91,44% da sua votação total. Os resultados foram 181.213 votos na Catalunha (9,48%), 41.140 no País Basco(5,67%), 14.060 em Navarra (7,04%), 103.724 na Galiza(9,18%), 13.353 em Aragão (2,90%) e 7.651 nas Ilhas Baleares (3,03%).

Conforme o acordo da coligação, se estabeleceu um sistema de rotação entre os quatro primeiros candidatos e aqueles que viessem de partidos que tivessem mais 40.000 votos na sua comunidade autonómica.[26][27] Segundo este, Oriol Junrqueras (ERC) ocupou o mandato durante os primeiros 2 anos e meio da legislatura, Ana Miranda (BNG) e Iñaki Irazabalbeitia (Aralar) repartiram os dois anos seguintes e Pura Peris (Os Verdes) ocuparia os últimos seis meses.[28][29][30] (atualmente, o mandato continua a ser ocupado por Irazabalbeitia[31]).

Os representantes da coligação Europa dos Povos - Verdes integraram o grupo parlamentar dos Verdes/Aliança Livre Europeia.

Eleições europeias de 2014[editar | editar código-fonte]

A coligação não teve continuidade nas eleições de 2014. O Euskal Herria Bildu (coligação que integra a Eusko Alkartasuna e o Aralar) manteve conversações com a ERC, a Candidatura de Unidade Popular catalã, a Solidariedade para a Independência catalã, a Junta Aragonesista e outros partidos regionalistas como o objectivo de criar uma coligação[32], mas os partidos que haviam integrado a Europa dos Povos - Verdes acabaram por se dividir em várias candidaturas:

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Desde 1987 que a ERC a a Eusko Alkartasuna haviam, junto com outros partidos regionalistas, integrado coligações para as eleições europeias, tendo como nome variações de "Europa dos Povos":

Ano Desgignação Membros Votação Eleitos Grupo parlamentar
1987 Coligação pela Europa dos Povos *Esquerda Republicana da Catalunha
*Eusko Alkartasuna
*Partido Nacionalista Galego
326.911 (1,7%) 1 Arco-Irís
1989 Pela Europa dos Povos *Esquerda Republicana da Catalunha
*Eusko Alkartasuna
*Partido Nacionalista Galego
238.909 (1,51%) 1 Arco-Irís
1994 Pela Europa dos Povos *Esquerda Republicana da Catalunha
*Eusko Alkartasuna
*Terra Comuneira - Partido Nacionalista Castelhano
*Ação Catalã
*Entesa Nacionalista i Ecologista d'Eivissa
239.339 (1,29%) 0
1999 Coligação Nacionalista - Europa dos Povos *Partido Nacionalista Basco
*Esquerda Republicana da Catalunha
*Eusko Alkartasuna
*União Maiorquina
*Os Verdes - Confederação Ecologista da Catalunha
613.968 (2,9%) 2 Verdes-Aliança Livre Europeia
2004 Europa dos Povos *Esquerda Republicana da Catalunha
*Eusko Alkartasuna
*Junta Aragonesista
*Partido Socialista da Andaluzia
*Assembleia das Esquerdas
*Andecha Astur
*Conselho Nacionalista Cantábrico
*Iniciativa Cidadã de La Rioja
380.709 (2,45%) 1 Verdes-Aliança Livre europeia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ERC aboga por una coalición catalanista con CiU para las europeas, La Vanguardia, 28 de febrero de 2009.
  2. El El PSM acuerda una colaboración estable con ERC para las elecciones europeas, soitu.es, 14 de abril de 2009.
  3. ERC suma a Entesa per Mallorca a su coalición europea, e-noticies.com, 3 de abril de 2009.
  4. Confederación de Los Verdes irá a las europeas con ERC, Aralar, BNG, EA y CHA, El Confidencial, 6 de abril de 2009
  5. ERC propone formalmente a BNG concurrir juntos a las elecciones europeas Arquivado em 28 de março de 2009, no Wayback Machine., La Gaceta, 26 de marzo de 2009.
  6. ERC invita formalmente al BNG a sumarse a su coalición para las europeas, que podría incluir también a Aralar , Europa Press, 26 de marzo de 2009.
  7. Aralar y ERC irán juntos a las elecciones europeas, El País, 28 de marzo de 2009.
  8. EA se suma a la coalición de ERC y Aralar para las europeas, Europa Press, 27 de marzo de 2009.
  9. EA contempla coalición con ERC, aunque critica su concepción de la 'lealtad', Terra Actualidad, 1 de abril de 2009.
  10. Ana Miranda representará al BNG en la lista de ERC, EA y Aralar a las europeas, La Voz de Galicia, 14 de abril de 2009.
  11. Lecciones para los Verdes desde Bruselas, Público, 10 de abril de 2009.
  12. Los Verdes europeos: Nota sobre la no presentación de Berdeak en las elecciones europeas de 2009[ligação inativa]
  13. «Els Verds a les eleccions europees». Consultado em 1 de abril de 2014. Arquivado do original em 4 de novembro de 2011 
  14. El PSM y Els Verds ven "cada vez más difícil" reeditar el Bloc en 2011 tras la "imposición" de ERC, Dario de Mallorca
  15. «Els Verds de Mallorca. Nota informativa sobre les eleccions europees de dia 7 de juny». Consultado em 15 de abril de 2019 
  16. «Los Verdes en IU-BA (ICV) y con Europa de Los Pueblos». Consultado em 1 de abril de 2014. Arquivado do original em 4 de novembro de 2011 
  17. Verdes en las elecciones para el Parlamento Europeo 2009
  18. Crisis de los Verdes Españoles ante las Europeas
  19. Elecciones Europeas 2009[ligação inativa]
  20. CHA concurrirá a las próximas elecciones europeas en coalición, Europa Press, 18 de abril de 2009.
  21. «Rueda de prensa presentación candidato del PB». Consultado em 1 de abril de 2014. Arquivado do original em 4 de novembro de 2011 
  22. 7J-El PSM renuncia incorporarse a la coalición Europa dels Pobles-Verds tras rechazar el "chantaje político" de Esquerra, Europa Press, 24 de abril de 2009.
  23. J.P.F. Última Hora Menorca, ed. «El PSM pide el voto para 'Europa de los Pueblos' a pesar de que ERC les vetó» [ligação inativa]
  24. a b BNG "excluye" a UNA de la coalición Europa de los Pueblos para el 7J, Europa Press, 23 de abril de 2009.
  25. Nueva Canarias no concurrirá a las elecciones europeas "en ninguna plataforma de partidos ni en solitario", Europa Press, 20 de abril de 2009.
  26. ERC, BNG, Aralar, Los Verdes, EA y CHA sellan su coalición, Europa Press, 22 de abril de 2009.
  27. CHA reconoce que el resultado es "agridulce" y atribuye el descenso de votos a la derechización del electorado, Europa Press, 8 de junio de 2009.
  28. ERC propone crear un intergrupo para defender el catalán en Europa, Ecodiario, 9 de junio de 2009.
  29. Ana Miranda sustituye a Junqueras en el Parlamento europeo, La Opinión de La Coruña, 1 de enero de 2012.
  30. Iñaki Irazabalbeitia toma el cargo de eurodiputado de la coalición Europa de los Pueblos de manera oficial, Europa Press, 11 de julio de 2013;
  31. «Iñaki IRAZABALBEITIA FERNÁNDEZ». Parlamento Europeu. Consultado em 1 de abril de 2013 
  32. Bildu, ERC, CUP y SI se reúnen para abordar la posibilidad de concurrir juntos a las europeas, Europa Press, 19 de noviembre de 2013.
  33. BNG y EH Bildu concurrirán juntos a las elecciones europeas, Naiz.info, 13 de marzo de 2014.
  34. La militancia d’Andecha Astur decide participar nes Europees na coalición liderada por EH Bildu, Asturies.com, 17 de febrero de 2014.
  35. ANC y UP participarán en la candidatura “Los pueblos deciden” en las elecciones al Parlamento Europeo Arquivado em 21 de junho de 2015, no Wayback Machine., El periódico de Canarias, 16 de marzo de 2014.
  36. «CHA concurrirá a las elecciones europeas con Compromís y Equo». Europa Press. 22 de março de 2014 
  37. La coalición de Compromís y Equo para las europeas suma a un movimiento surgido del 15-M, El Mundo, 21 de marzo de 2014.
  38. a b El Partido Castellano (PCAS) pone a punto su maquinaria electoral para las próximas europeas, El Adelantado, 24 de marzo de 2014.
  39. Caballas defiende que el proyecto de EQUO puede ser un "gran altavoz" de las inquietudes de Ceuta Arquivado em 13 de março de 2014, no Wayback Machine., La Verdad de Ceuta, 25 de enero de 2014.