Europarque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Europarque visto do Visionarium.
Congresso partidário no pavilhão multiusos do Europarque.

O Europarque é um moderno centro de congressos localizado em Espargo, Santa Maria da Feira, 25 km a sul do Porto, em Portugal. Pertence à Associação Empresarial de Portugal e é gerido pela Exponor.

Foi construído em 1995 para ser um espaço amplo capaz de receber grandes congressos, jornadas, seminários, conferências, reuniões, feiras e workshops. Esta estrutura permite a realização de vários eventos em simultâneo, sem qualquer interferência entre si.

No Europarque têm lugar, também, grandes concertos, espectáculos musicais, bailado e outras manifestações culturais. Por aqui passaram, e continuam a passar, importantes nomes da música portuguesa -- Amália Rodrigues, Bernardo Sassetti, Carlos do Carmo, Dulce Pontes, Mário Laginha, Mariza, Pedro Burmester, Rodrigo Leão -- e internacional -- Dionne Warwick, José Carreras, Marillion, Martinho da Vila, Michael Nyman, Orquestra Sinfónica de Londres, Tony Bennett, entre muitos outros.

O Europarque dispõe de um grande auditório com 1.414 lugares; um pavilhão multiusos com 7.200 m²; e numerosas salas de congressos, entre 35 e 1.000 m², adequadas para reuniões e conferências, com capacidades que vão das 20 às 11.000 pessoas.

Nos 150 hectares de terrenos circundantes localizam-se o Visionarium, museu interactivo dedicado à divulgação científica; o IDIT – Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, que presta serviços de investigação e desenvolvimento; bem como o Feira Park – Parque de Ciência e Tecnologia, vocacionado para o acolhimento de empresas de base tecnológica.

A AEP está a desenvolver o projecto de expansão do Europarque, cujo grande projecto passa pela criação de serviços comerciais, mais locais de exposição, de forma a tornar a Exponor, num megacomplexo de exposições ainda maior, mais atractivo e com maior ocupação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]