European Hot 100 Singles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de European Hot 100)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


A European Hot 100 Singles é a principal parada de singles da Europa, administrada pela revista Music & Media desde março de 1984. Atualmente, é compilada pela revista Billboard.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Eurochart começou como sendo a "Europarade", que foi criada em 1976 pela TROS Radio, na Holanda. A parada consistia nas vendas em apenas seis países (Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Bélgica e Espanha). Os compiladores coletavam o top 15 de vendas de cada país e davam os pontos correspondentes, dependendo da posição que ocupava, entre 1 e 15. Itália e Dinamarca foram adicionadas à lista em 1979, e, em 1980, Áustria e Suíça também entraram no grupo. A Irlanda entrou como sendo o 11º país em outubro de 1983.

Em março de 1984, a Music & Media, em Amsterdã, começou sua própria parada, o "Eurochart Hot 100", que eles publicaram como sendo a principal parada da Europa durante dois anos. Essa parada é calculada pegando-se as posições nas paradas de cada país e combinando-as com a porcentagem de vendas nacional naquele país.

O Eurochart rapidamente ganhou fama, quando inclui mais países e a Music & Media se tornou uma publicação na Billboard Magazine em janeiro de 1986. O número de países participantes do Eurochart, que é agora o EURO 200, aumentou para 25 em 2004 e 27 em 2007.

De 1982 a 1986, a "Europarade", era publicada em forma de parada musical semanal, e a revista holandesa Hitkrant era usada.

Desde novembro de 1986, a Music & Media Eurochart Top 20 é usada como fonte desde que Billboard começou a publicar a parada.

A parada é baseada na venda nacional de singles dos seguintes países:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]