Eurypyga helias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaPavãozinho-do-pará
Eurypyga heliasPCCA20051227-2000B.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Eurypygiformes
Família: Eurypygidae
Género: Eurypyga
Espécie: E. helias
Nome binomial
Eurypyga helias
(Pallas, 1781)

O pavãozinho-do-pará ou pavão-papa-moscas (Eurypyga helias) é uma ave da família Eurypygidae que mede aproximadamente 45 cm de comprimento.

Vive junto às margens de rios, lagos e igarapés. Encontrado do México à Bolívia e Brasil, na região amazônica de Amazonas, Pará, Piauí, Goiás e sul de Mato Grosso.

Alimenta-se de insetos, crustáceos, rãs e peixes pequenos, caçando-os com movimentos em ziguezague com a cabeça. Finge-se de ferida ao defender o ninho, ou então abre as asas para exibir a plumagem, ao mesmo tempo que emite um sibilo similar ao de uma cobra.

O ninho, construído próximo à água, possui o formato de uma tigela rasa, feita de fibras, folhas e raízes embebidas em lama. Colocam de um a dois ovos grandes, amarelados com pintas acastanhadas, os quais são chocados por 26 a 27 dias. Os filhotes já nascem emplumados, permanecendo no ninho de 21 a 25 dias.

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Eurypyga helias