Eutelsat 33A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eutelsat 33A
Localização orbital 33° E
Lançamento 27 de setembro de 2003 (10 anos)
Veículo Ariane 5 G V162
Operador FrançaEutelsat
Vida útil 10 anos
Design Boeing Satellite Systems
Cobertura Europa
Turquia
Peso 1.530 kg

O Eutelsat 33A (anteriormente chamado de e-Bird e Eurobird 3) é um satélite de comunicação geoestacionário europeu construído pela Boeing Satellite Systems de propriedade da (Eutelsat), com sede em Paris.

História[editar | editar código-fonte]

O satélite foi originalmente denominado de e-Bird. Mas no início de 2005, o satélite da Eutelsat foi rebatizado com o nome de Eurobird 3.

No dia 1 de março de 2012 a Eutelsat adotou uma nova designação para sua frota de satélites, todos os satélites do grupo assumiram o nome Eutelsat associada à sua posição orbital e uma letra que indica a ordem de chegada nessa posição, então o satélite Eurobird 3 foi renomeado para Eutelsat 33A [1] .

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado no dia 27 de setembro de 2003 às 23:14 UTC, abordo de um Ariane 5 G V162 a partir da Base de lançamento espacial do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Além do e-Bird também um outro satélite de comunicação (o indiano INSAT-3E) e a primeira sonda lunar europeia o SMART-1 fez parte da principal carga a bordo do foguete. Ele tinha uma massa de lançamento de 1.530 e sua vida útil estimada é de 10 anos.

Capacidade e cobertura[editar | editar código-fonte]

O Eutelsat 33A é equipado com 20 transponders em banda Ku, para fornecer vídeo e transmissão de dados para a Europa e Turquia.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências