Eutelsat 3D

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eutelsat 3D
Localização orbital 3 °E
Lançamento 14 de maio de 2013 (11 meses)
Veículo Proton M
Operador FrançaEutelsat
Vida útil 15 anos
Design Thales Alenia Space
Cobertura Europa
África do Norte
Oriente Médio
Peso 5.470 kg

O Eutelsat 3D (anteriormente chamado de Eutelsat W3D e Eutelsat 7B) é um satélite de comunicação geoestacionário baseado na plataforma Spacebus 4000, construído pela Thales Alenia Space e de propiedade da (Eutelsat), com sede em Paris.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O satélite vai disponibilizar para uma nova utilização da do Eutelsat 3C. Após o lançamento do Eutelsat 3B no decorrer de 2014, o Eutelsat 3D deve então ser transferida para a posição orbital de 7 ° Leste. [1] O Eutelsat 3D vai abastecer a Europa, Norte da África e Oriente Médio, com programas de TV e rádio digital em DTH.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado no dia 14 de maio de 2013 às 16:02 UTC, abordo de um Proton M a partir da Base de lançamento espacial do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ele tinha uma massa de lançamento de 5.470 kg. Sua vida útil estimada é de 15 anos.

Capacidade e cobertura[editar | editar código-fonte]

O Eutelsat 3D é equipado com 56 transponders em banda Ku e banda Ka. O Satélite W3D vai entregar três zonas de cobertura chave: Um alto poder de cobertura de banda Ku na Europa com um feixe centrado sobre a Europa Central e Turquia, especialmente otimizado para recepção Direct-to-Home (DTH), ampla cobertura em toda a Europa, Norte da África e no Oriente Médio e da Ásia Central, através de um feixe de banda Ku para transmissões profissionais de vídeo e redes de dados e cobertura de banda Ku da [África Sub-Saariana e Ilhas do Oceano Índico para telecomunicações regionais e serviços de Internet. Interligação com a Europa também será possível com a cobertura Africano através de uma combinação de frequências de banda Ka na Europa e frequências banda Ku na África.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências