Evódio de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Evódio
Bispo de Antioquia
Nascimento  ? em ?
Morte c. 69 d.C. em Antioquia
Veneração por Igreja Católica e Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 6 de maio na Igreja Católica
7 de setembro na Igreja Ortodoxa
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santo Evódio foi um bispo de Antioquia e um dos primeiros santos identificáveis da Igreja Católica. Segundo Eusébio de Cesareia, ele foi o primeiro bispo da cidade escolhido por Pedro.[1] Ele reinou de 53[2] ou 67[3] até 68 d.C.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Muito pouco se sabe sobre a vida de Evódio. Ele era um pagão que foi convertido para o cristianismo pelas mãos de Pedro. Nos Atos dos Apóstolos, uma das primeiras comunidades a receber os missionários cristãos foram as judias e pagãs de Antioquia, que era então um centro cosmopolita e opulento e com forte influência do helenismo. A tradição cristã sustenta que Pedro teria sido o primeiro bispo da cidade e liderou a consolidação da igreja ali, deixando Evódio como seu sucessor quando partiu para Roma.

Evódio foi sucedido por Inácio de Antioquia e é provável que tenha morrido de causas naturais, ainda na função. Ele é um dos Setenta Discípulos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Pedro, o Apóstolo
Bispo de Antioquia
53 ou 6768
Sucedido por
Inácio

Referências

  1. Eusébio de Cesareia. História Eclesiástica: Ignatius, the Second Bishop of Antioch. (em inglês). [S.l.: s.n.]. Capítulo: 22. , vol. III.
  2. Primates of the Apostolic See of Antioch (em inglês). St. John of Damascus Faculty of Theology, University of Balamand. Página visitada em 24/12/2011.
  3. Patriarchs of Antioch: Chronological List (em inglês). Syriac Orthodox Resources. Página visitada em 24/12/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.