Evening Standard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O jornal Evening Standard sendo vendido nas bancas das ruas de Londres.

Evening Standard é um tablóide inglês baseado e publicado em Londres e seus arredores, de grande influência em toda a Grã-Bretanha. É um dos mais importantes jornais diários da cidade, com grande ênfase no mercado financeiro e em notícias nacionais e internacionais, além de forte cobertura em Artes.

Foi fundado em 21 de maio de 1827 e chegou ao fim do século XIX quase na bancarrota financeira, sendo reerguido por novos proprietários que dirigiram seu foco para um gosto mais popular, o que fez elevar sua tiragem a 160 mil exemplares diários e causou sua recuperação econômica.

No começo do século XX, o jornal pertencia ao poderoso empresário canadense Lord Beaverbrook, também dono de as publicações, numa época em que havia quatorze jornais vespertinos em Londres, dos quais apenas três sobreviveram ao tempo e a concorrência. Em 1960 foi fundido com o seu maior rival, o Evening News, deixando os londrinos com um único jornal vespertino. Sua tiragem atual na cidade de Londres é de cerca de 263 mil exemplares.

O Standard cobre hoje basicamente o dia a dia londrino, de novas construções e engarrafamentos às fofocas de celebridades com as notícias apresentadas de maneira mais detalhada que nos jornais nacionais, como o The Times. Quatro edições são publicadas diariamente, em locais diferentes da cidade, no centro ou nos subúrbios, das oito da manhã até as últimas notícias às sete da noite fora da área central da cidade, com manchetes quase sempre enormes, normalmente diferentes em cada uma delas.

O jornal é distribuido livremente, podendo ser coletado principalmente nas entradas das principais estações de metro e nos aeroportos de Londres.

Ver também[editar | editar código-fonte]