Evgeni Plushenko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evgeni Plushenko
Plushenko em 2012
Informações pessoais
Nome completo Evgeni Viktorovich Plushenko
Apelido Plushy / Zhenya
Modalidade Patinação artística masculina
Nascimento 3 de Novembro de 1982 (31 anos)
Nacionalidade Russo
Compleição Altura: 1,80
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Turim 2006 Individual
Ouro Sóchi 2014 Equipes
Prata Salt Lake City 2002 Individual
Prata Vancouver 2010 Individual

Evgeni Viktorovich Plushenko ou Yevgeny Viktorovich Plyushchenko (em russo: Евгений Викторович Плющенко) (Solnechny, Khabarovsk Krai, União Soviética, actual (Rússia), 3 de Novembro de 1982) é um patinador no gelo russo.

Foi sete vezes campeão nacional, cinco vezes campeão da Europa, três vezes campeão do mundo, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e quatro vezes medalhista de ouro no Grand Prix Final. Casou-se com Yana Rudkovskaya em Setembro de 2009 e tem um filho, Yegor Plushenko, com a ex esposa Maria Ermak. Nas olimpíadas de inverno de 2014 em Sochi, Evgeni Plushenko não participou na prova individual. Já tinha ajudado a Rússia a vencer a prova por equipes, sofreu uma lesão nas costas durante o aquecimento minutos antes do início do programa curto.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Evgeni Plushenko
Figure skating pictogram.svg Este artigo sobre um(a) patinador(a) artístico(a), integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.