Evita (musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evita
Berlin Theater des Westens Sep 2002 (2).jpg
Musical Evita, em Berlim.

Evita é um musical com melodia de Andrew Lloyd Webber e letra de Tim Rice. Foi inspirado no filme do diretor argentino Carlos Pasini-Hansen "Queen of Hearts" (1972), baseado na vida e morte de Eva Perón (1919-1952) e sua influência na história argentina a partir da ascensão ao poder de seu marido Juan Perón, como presidente do país.

Depois de transformar, em 1970, Jesus Cristo em "superstar" do rock, num musical que fez sucesso em todo mundo (Jesus Cristo, superstar), a dupla Andrew Lloyd Webber e Tim Rice revisitou o maior mito da Argentina - Maria Eva Duarte de Perón (1919-1952), para a opera-rock Evita, de 1976:

"Foi como alegoria gloriosa da Argentina, através de um especial da BBC inglesa, que dois jovens, Tim Rice e Andrew Lloyd, conheceram Evita. Em meados da década de 1970, mais de 20 anos após a sua morte, Eva Perón ainda era o símbolo máximo da Argentina. Ao mesmo tempo intrigados e fascinados, movidos pelo carisma daquela mulher, realizaram a ópera-rock mais exuberante que já foi escrita. Supera todas as suas similares em brilho, fascínio, luxo... É a eloqüente ressurreição de uma figura fascinante. Através desta ópera – a mais consagrada da segunda metade do século XX – Evita continua viva em todos os palcos do mundo. Ela tornou-se uma figura ainda mais conhecida e comentada. Ela é hoje não apenas parte da história e da cultura portenha, como também do cenário cultural mundial."[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.