Exército Rebelde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Exército Rebelde foi uma força armada constituida pelo povo cubano para derrotar o governo ditador de Fulgencio Batista desde 1952.

Após uma tentativa falhada no dia 2 de Dezembro de 1956 pela expedição do iate Granma o exército volta a reunir-se na Sierra Maestra comandado por Fidel Castro que, com firme apoio do povo, em especial de agricultores consegue vencer em apenas dois anos as forças militares do regime.

Na frente desta Guerra de Libertação Nacional (1956-1958) estiveram Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos que, com cada vez mais apoiantes incorporados no exército, levam as suas colunas até à zona ocidental da ilha dando a vitória à Revolução Cubana Comunista a 1 de Janeiro de 1959.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Cuba é um esboço relacionado ao Projeto América Central. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.