Exército do Povo do Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Exército do Povo do Vietnam)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bandeira do Exército do Povo do Vietnam

Exército do Povo do Vietnam (vietnamita:Quân Đội Nhân Dân Việt Nam) é o nome oficial das Forças Armadas da República Socialista do Vietnam.

Formado primeiramente por Ho Chi Minh com o nome de Unidade de Propaganda Armada para a Libertação Nacional em dezembro de 1944, ainda durante a II Guerra Mundial, para combater e expulsar os ocupantes coloniais franceses e os japoneses do país, na guerra posterior contra a ocupação francesa, entre 1945 e 1954 , o Exército do Povo era comumente conhecido no ocidente como Việt Minh, apesar desta denominação não ser exata, pois não representava apenas o exército, mas era o nome de todo o movimento de independência nacional, civil e militar, que resultou na fundação da República Democrática do Vietnam, em 1945.

Mais conhecido simplesmente como Exército do Vietnam do Norte durante a Guerra do Vietnam nos anos 60 e 70, o EPV não tinha relações militares com a chamada Frente Nacional para a Libertação do Vietnam do Sul – popularmente conhecida como Vietcong, basicamente formada por milícianos civis - sendo uma força militarizada, uniformizada e organizada em terra, mar e ar sob o comando central do governo de Hanói, na pessoa do general Vo Nguyen Giap, durante os anos de guerra. Em 1975, com a saída dos Estados Unidos do país após o acordo de paz entre os dois governos firmado em Paris, o EPV derrotou as tropas do governo do Vietnam do Sul, entrando em Saigon e realizando a posterior unificação do país.

Após a guerra, o Exército do Povo foi responsável por ocupar o vizinho Camboja e depor o Khmer Vermelho, o governo do ditador Pol Pot, responsável pelo genocídio de cerca de três milhões de seus compatriotas entre 1976 e 1979.

O EPV consiste hoje das forças terrestres do Vietnam – incluindo aí as forças estratégicas de retaguarda e as de defesa de fronteiras - a Marinha, aForça Aérea e a Guarda Costeira do país. Com um contingente atual de cerca de 450.000 soldados, participa como força de trabalho na reconstrução econômica e física do Vietnam, além de realizar missões humanitárias, atuando em desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra.

Também atua na coordenação da segurança nacional com a economia, sendo sua presença notada nas áreas da indústria, pesca, agricultura, reflorestamento e telecomunicações.