Exame psicotécnico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O PMK ou Psicodiagnóstico Miocinético é uma técnica projetiva de teste psicológico criado pelo médico e psicólogo Mira y López (1896- 1964) e é popularmente conhecido por exame psicotécnico ou teste psicotécnico.

Contudo, esse teste psicológico está com parecer desfavorável pelo CFP desde 2012, portanto não pode ser aplicado, pois seus resultados não são mais válidos.

O teste consiste na avaliação de traços e desenhos (linhas, círculos, "zigue-zagues", retas paralelas) feitos com lápis para a avaliação da personalidade.

Em alguns estados do Brasil, este teste foi necessário para se obter a Carteira Nacional de Habilitação para ser condutor de veículos automotivos.

Dentre outras coisas, o PMK visa avaliar aspectos como Depressão e Elação, Tônus Vital, Impulsividade, Explosividade, Ansiedade, Emotividade.

O teste PMK era muito usado em concursos onde o candidato precisará usar arma de fogo, ele é muito usado pela policia federal.

Fonte: Satepsi - Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (http://www.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista2=sim)