Excelência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Excelência (do latim excellentia) é o estado ou qualidade de excelente, muito bom e de grandeza.

Como título honorífico foi originário da corte de Bizâncio[1] .

Primitivamente era atribuído apenas aos imperadores e aos príncipes de sangue. Quando estes substituíram este título pelo de alteza, o de excelência foi dado a todos aqueles que, sem serem príncipes, estavam revestidos de altas dignidades[2] .

Depois de 1834, em Portugal, com o liberalismo, ainda o uso o restringiu bastante nos homens, generalizando-o às senhoras. Depois generalizou-se a todas as pessoas da alta-sociedade[3] . Por fim, com a implantação da República caiu socialmente no desuso e hoje voltou ao ínicial de ser uma actribuição quase apenas das altas dignidades eclesiásticas.

Modelo de excelência empresarial[editar | editar código-fonte]

A excelência é considerada como um valor por muitas organizações[4] , em particular por escolas e outras instituições de ensino, e um objetivo a ser perseguido.

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


A EFQM é a entidade europeia responsável pelo Modelo de Excelência, o qual ao longo dos últimos vinte anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, desenvolverem uma cultura de excelência, acederem a boas práticas, conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados [5]

Esse modelo desenvolvido pela EFQM, inspirador da CAF [6] , é uma ferramenta prática que visa posicionar as organizações no caminho para a Excelência, ajudando-as a compreender as suas lacunas e a estimular a identificação de soluções no sentido da melhoria contínua.

Referências

  1. Excelência, Artigo de Inocêncio Francisco da Silva no Novo Almanaque de Lembranças para 1876, pág. 282. Freire de Oliveira, Elementos para a história do município de Lisboa, vol. XIII, pág. 199. Leis de 15 de setembro de 1597 e 29 de janeiro de 1739. Camilo Castelo Branco, Noites de Insónia, vol. XII, Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume III, pág. 247, Edição em papel João Romano Torres - Editor, 1904-1915, Edição electrónica Manuel Amaral, 2000-2012
  2. Excelência, Artigo de Inocêncio Francisco da Silva no Novo Almanaque de Lembranças para 1876, pág. 282. Freire de Oliveira, Elementos para a história do município de Lisboa, vol. XIII, pág. 199. Leis de 15 de setembro de 1597 e 29 de janeiro de 1739. Camilo Castelo Branco, Noites de Insónia, vol. XII, Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume III, pág. 247, Edição em papel João Romano Torres - Editor, 1904-1915, Edição electrónica Manuel Amaral, 2000-2012
  3. Excelência, Artigo de Inocêncio Francisco da Silva no Novo Almanaque de Lembranças para 1876, pág. 282. Freire de Oliveira, Elementos para a história do município de Lisboa, vol. XIII, pág. 199. Leis de 15 de setembro de 1597 e 29 de janeiro de 1739. Camilo Castelo Branco, Noites de Insónia, vol. XII, Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume III, pág. 247, Edição em papel João Romano Torres - Editor, 1904-1915, Edição electrónica Manuel Amaral, 2000-2012
  4. Diversos. Excellence 2.0.
  5. A APQ, enquanto entidade parceira da EFQM – European Foundation for Quality Management, é responsável em Portugal pela promoção, formação e qualificação de profissionais no âmbito do Modelo de Excelência e metodologias associadas, assim como pela tradução e comercialização dos seus materiais. A APQ é igualmente responsável pela gestão do esquema de reconhecimento Níveis de Excelência.
  6. Existem diversos modelos e instrumentos da gestão da qualidade total que podem ser aplicados em conjunto com a CAF, sendo utilizados com muita frequência, o modelo de Reconhecimento de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), as Normas ISO 9000 e o Balanced ScoreCard .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.