Excel (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Excel
Informação geral
Origem Venice, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) crossover thrash, hardcore punk
Período em atividade 1984 - 1992
1994 – 1995
2012 - presente
Integrantes Dan Clements
Alex Barreto
Shaun Ross
Mike Cosgrove
Ex-integrantes Adam Siegel
Brandon Rudley
Rickey Palamino
Evan Warech
"Max"
Greg Saenz
Página oficial Site oficial

Excel é uma banda de crossover thrash e hardcore punk dos Estados Unidos. A banda foi formada em 1984 com o nome Chaotic Noise por Adam Siegel e Dan Clements. Inicialmente eram influenciados por famosas bandas de punk rock dos anos 70 como Black Flag e The Germs, e bandas de heavy metal como Trouble, Slayer, Corrosion of Conformity e Cryptic Slaughter. Eles também foram influenciados pela [street art]], o Excel é conhecido por pintar [grafites]].[1]

No início devido à constante troca de baixista a banda era vista como instável, como eles próprios diziam: "Tinhamos um baixista novo a cada quatro meses e as pessoas nos achavam instáveis.", mas em 1984, entra Rickey Pallomino que fica por mais de um ano e com ele gravam a primeira demo. Após a saída do baterista Evan Warech e do baixista Rickey Pallomino em 1985 a banda mudou o nome para Excel que era um nome grafitado por Shaun Ross e um grupo de amigos. Poucos meses depois participam da coletânea "Welcome to Venice" com três músicas.

A banda fez dois álbuns , Split Image (1987) e o The Joke's on You (1989) e depois fez sua primeira turnê que foi para os Países Baixos, até que em 1990 Adam entra no Infectious Grooves, banda em que participou de três discos. Em 1993 a banda processa o Metallica por considerarem que a música "Enter Sandman" era um plágio da "Tapping into the Emotional Void" do disco "The Joke's on You" lançado dois anos antes do "Black Album", porém a ação não foi para frente.[2] No mesmo ano Adam e Greg abandonam a banda para formar o trio "My Head". Eles são substituídos por Brandon Rudley e Max, o que deixa a banda com um estilo stoner metal e gravam o terceiro álbum "Seeking Refuge". Algum tempo depois Rudley morre de aneurisma cerebral aos 25 anos de idade e a banda é oficialmente encerrada.

Em janeiro de 2012 anunciam o retorno sem o guitarrista Adam Siegel, que recusou o convite, e foi substituído por Alex Barreto, um amigo de longa data da banda. Apesar disso só fazem o primeiro show reunidos em março de 2013 em uma festa particular.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Dan Clements - vocal
  • Alex Barreto - guitarra
  • Shaun Ross - baixo
  • Mike Cosgrove - bateria

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Split Image (1987)
  • The Joke's on You (1989)
  • Seeking Refuge (1995)

Referências

  1. «Archived copy». Consultado em 13 de outubro de 2011. Arquivado do original em 7 de setembro de 2010 
  2. roquenrou.com (26 de julho de 2020). «10 declarações polêmicas de Dave Mustaine, líder do Megadeth». Consultado em 19 de dezembro de 2020 
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.