Exoteologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Exoteologia é um termo que foi cunhado em português para definir parâmetros de entendimento religioso em futuros contatos com seres extraterrestres, o que é chamado de "extraterrestrial theology".

Conceitualmente, é o exame das conseqüências teológicas advindas do contato com inteligências extraterrestres. Implica também em como compreender possíveis crenças extraterrestres, e em como nossa própria teologia seria afetada face a prova incontestável de vida alienígena.

Parte de conceitos primeiramente falados em público na Conferência dos Bispos da Itália, por volta de 1996, pelo Padre Jesuíta George Coyne, na época diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, mas chamou mesmo a atenção quando, em 18 de janeiro de 1997, a revista oficial da Conferência dos Bispos da Itália publicou uma entrevista com o padre Piero Coda, um dos mais importantes teólogos do Vaticano.

Na entrevista, padre Coda afirmou que "criados por Deus e tendo suas falhas, eles (os extraterrestres) precisam de redenção através das palavras salvadoras de Jesus Cristo".

Meses antes da entrevista do padre Coda, outros teólogos do Vaticano declararam ao respeitado jornal Corriere Della Sera que os extraterrestres também devem ser considerados "filhos de Deus".

O termo "Exoteologia" consta do Dicionário Informal desde Julho de 2008, oriundo dos artigos sobre o tema, publicados no Blog MidiaeProfecia.

Aspectos[editar | editar código-fonte]

Os textos dividem-se em 2 aspectos: Conceitos atuais e Evidencias anteriores.

Os conceitos atuais abordam as declarações de Catolicos e Anglicanos sobre o tema, e a iniciativa da construção do VATT (Vatican Advanced Technology Telescope), no Monte Graham, em Arizona, Estados Unidos.

As Evidencias anteriores buscam, através do estudo de textos e conceitos Judaicos, Islâmicos, Budistas, Hinduistas e Kardecistas, evidenciar que estas religiões trazem consigo a possibilidade da admissão de outras formas de vida, e até mesmo o conhecimento de algumas delas.

Referências[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.