Expedição Científica Rondon-Roosevelt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Da esquerda para direita, sentados: Zahm, Rondon, Kermit, Cherrie, Miller, quatro brasileiros, Roosevelt, Fiala. Fotografia de 1914.

A Expedição Científica Rondon-Roosevelt ocorreu entre 1913-1914, visando seguir o curso do rio da Dúvida (depois da expedição denominado rio Roosevelt), a fim de determinar se o mesmo era ou não afluente do Amazonas, e teve como líderes o Marechal Cândido Rondon e Theodore Roosevelt. Rondon encontraria o rio numa expedição anterior para a construção de uma linha telegráfica, porém a Expedição Científica Rondon-Roosevelt foi o primeiro grupo não-indígena conhecido a explorar o longo curso do rio, localizado em áreas remotas da Bacia Amazônica, na Amazônia, Brasil. Parte patrocinada pelo Museu Americano de História Natural, durante a expedição também foram coletadas várias espécies de animais e insetos.[1]

O plano inicial de Roosevelt era viajar para a Argentina e o Brasil, além de fazer um cruzeiro pelo Rio Amazonas, mas a sugestão do governo brasileiro foi que Roosevelt acompanhasse o Marechal Cândido Rondon em uma exploração através do Rio da Dúvida, na selva amazônica. Roosevelt, após a derrota pela Casa Branca, aceitou o desafio. Seu filho Kermit Roosevelt o acompanhou. A expedição iniciou em Cáceres, margem do Rio Paraguai em Mato Grosso, com 15 pessoas. O presidente Roosevelt e Marechal chegaram a matar centenas de onças pintadas (hoje em extinção), pois encaravam a caça a este animal como um prestígio.

Chegaram às margens do rio da Dúvida em 27 de fevereiro de 1914. A partir daí, devido à falta de alimentos, a expedição se dividiu em duas, e enquanto uma continuava pelo rio da Dúvida, a outra seguia pelo rio Madeira.

As corredeiras do rio constituiram um dos maiores problemas da viagem.[2] A expedição também enfrentou problemas com insetos e doenças como a malária; até mesmo Roosevelt estava com muitas feridas e perto da morte, mas conseguiram abrigo com os seringueiros da região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Amazonian Expedition That Nearly Killed Theodore Roosevelt
  2. Doré, Andréa; Furtado, Junia (2022). «17. O Brasil para os norte-americanos». História do Brasil em 25 mapas. São Paulo: Companhia das Letras. p. 272. ISBN 978-65-5921-111-1 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Roosevelt, Theodore (1914) Through the Brazilian Wilderness.
  • Baker, Daniel ed. (1993). Explorers and Discoverers of the World. Detroit: Gale Research. ISBN 0-8103-5421-7
  • Millard, Candice (2005). The River of Doubt: Theodore Roosevelt's Darkest Journey. Doubleday. ISBN 0-385-50796-8
  • Módolo, Luiz Augusto. A Saga de Theodore Roosevelt, Lisboa: Lisbon International Press, 590 p., 2020.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.