Expedição Palliser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Expedição de Exploração da América do Norte, mais conhecida como Expedição Palliser foi uma expedição britânica que tinha como objetivo explorar e efetuar o levantamento cartográfico e topográfico das pradarias selvagens do Oeste do Canadá. Ela ocorreu de 1857 até 1860 e foi comanda por John Palliser. O propósito era descobrir rotas viáveis para a construção da Canadian Pacific Railway, encontrar terras para a agricultura e descobrir novas espécies de plantas. A expedição também realizou uma demarcação topográfica da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, desde o Lago Superior até as costas do Oceano Pacífico.

Os principais participantes da expedição foram:

Três anos depois do final da expedição, Palliser publicou e apresentou o relatório da expedição ao Parlamento Britânico. Um mapa detalhado das regiões visitadas foi publicado em 1865.

A região conhecida atualmente por Triângulo de Palliser foi explorada pela primeira vez por esta expedição, que concluiu ser demasiatamente árida para a agricultura, o que foi negado inicialmente pelos oficiais canadenses de Ottawa, desejosos de incluir o oeste canadense como região de incremento populacional. Nos anos 30, a informação das inadequadas condições de agricultura na região se mostraram exatas, em detrimento daqueles que haviam tentado o cultivo.