Explode Coração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela brasileira. Para o samba-enredo, veja Peguei um Ita no Norte.
Explode Coração
Novela Explode Coração.JPG
logotipo da novela.
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Glória Perez
Elenco Edson Celulari
Tereza Seiblitz
Ricardo Macchi
Maria Luísa Mendonça
Rodrigo Santoro
Renée de Vielmond
Reginaldo Faria
Françoise Forton
Cássio Gabus Mendes
Deborah Evelyn
Herson Capri
Helena Ranaldi
Eliane Giardini
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 185 capítulos
Produção
Diretor(es) Dennis Carvalho
Tema de abertura "Ibiza Dance", Roupa Nova
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 6 de novembro de 1995 - 3 de maio de 1996
Cronologia
A Próxima Vítima
O Fim do Mundo

Explode Coração é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 6 de novembro de 1995 e 3 de maio de 1996, substituindo A Próxima Vítima e sendo substituída por O Fim do Mundo, totalizando 185 capítulos.[1] Foi a 51ª "novela das oito" exibida pela emissora.

Escrita integralmente por Glória Perez[2] e dirigida por Ary Coslov, Gracindo Júnior e Carlos Araújo, a produção teve direção geral e de núcleo de Dennis Carvalho.

Edson Celulari, Tereza Seiblitz, Leandra Leal, Ricardo Macchi, Rodrigo Santoro, Renée de Vielmond, Eliane Giardini, Paulo José, Françoise Forton, Cássio Gabus Mendes, Deborah Evelyn e Maria Luísa Mendonça interpretam os papéis principais.

Foi reapresentada no quadro Novelão do Vídeo Show de 15 de outubro a 26 de outubro de 2012 num compacto de 10 capítulos, substituindo Dancin' Days e antecedendo Laços de Família.

Enredo

As famílias ciganas de Dara e de Igor fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara e Igor, quando os dois ainda eram crianças e moravam na cidade espanhola de Sevilha[3]. Depois de 20 anos, Igor volta para cumprir o acordo das duas famílias. Todos aguardam ansiosos pelo rapaz, menos Dara, que não quer saber do compromisso assumido. A cigana quer mais do que estudar apenas o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer contas, destino reservado às mulheres ciganas.

Diferentemente da irmã, Ianca, Dara sonha em trabalhar e ser independente, e faz cursinho pré-vestibular às escondidas. Tudo contra a vontade do pai, Jairo que é extremamente conservador e comprometido com as tradições ciganas. Seus futuros sogros, Pepe e Luzia , nem imaginam os anseios da jovem cigana. A espanhola vive sob a tensão de ter sua origem descoberta pelos amigos, de seu namorado Serginho e ser apanhada em flagrante. Na esteira desses conflitos entre futuro e passado, inovação e tradição, Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio. Virtualmente, os dois se envolvem cada dia mais. Ele vive um casamento de fachada com Vera Avelar, uma mulher rica e mimada. Depois que se conhecem pessoalmente e se apaixonam, Dara e Júlio encontram obstáculos ainda mais difíceis como a cultura do povo cigano. Juntos, eles lutam contra todos, inclusive a interferência incessante de Igor e Vera.

A aventura de Dara só é possível graças a Odaísa, a empregada da família, que sente pena da moça e não consegue fazer o papel de vigia e babá que lhe é conferido por Jairo e Lola. Por outro lado, Dara tem como entrave a irmã Ianca, que sonha casar-se logo. Desesperada porque na tradição cigana a mais nova só se casa depois da mais velha, a menina faz de tudo para que Dara concretize sua união com Igor o mais rápido possível.

Antes de conhecer Júlio, Dara foge de Igor e acaba se envolvendo com Serginho, um colega do cursinho pré-vestibular apaixonado por ela. Na família de Serginho, Dara conhece Augusto, por quem passa a cultivar um grande afeto e a quem começa a tratar como avô. Augusto se sente muito mal na casa do filho, o padrasto de Serginho, e recupera a alegria de viver no convívio com a jovem cigana, acostumada a reverenciar os mais velhos. Através dessas relações, a jovem mostra a todos que é muito ligada aos valores ciganos, apesar de estar em conflito com a família. Dara não deseja negar sua origem: ela quer casar-se virgem, adora as músicas e as danças de seu povo, orgulha-se de suas raízes e emociona-se com as profecias de seu avô Mio Sbano: só não concorda com a falta de liberdade que lhe impõem.

Após enfrentar muitos problemas, entre eles a solidão, Dara cede aos apelos da família e se casa com Igor, embora grávida de Júlio. Na cultura cigana, no dia do casamento a noiva deve dar uma prova de sua virgindade. Ciente da situação de Dara, Igor promete que, apesar de casados, não a tocará. E, para ajudá-la a forjar a falsa prova diante de sua comunidade, faz um corte no próprio braço e suja a saia da amada de sangue. Dara permanece casada com Igor até o último capítulo da novela, quando dá à luz ao filho. O parto, realizado numa praia, é acompanhado por Igor, que leva Dara e a criança ao encontro de Júlio, e parte para sempre.

Tramas paralelas

A história contou com o jovem Serginho que se apaixona por Beth, a ex-mulher de seu padrasto e vinte anos mais velho que ele. O casal sofre preconceito, mas nem por isso desistem do romance.

A novela teve um núcleo com humor, formado por Salgadinho, Lucilene e a travesti Sárita.

Produção

Sevilha, a cidade espanhola, um dos principais cenários da trama.
  • A novela Explode Coração foi a primeira telenovela da Rede Globo gravada no projac[4].
  • Para aprender os hábitos e costumes da cultura cigana, os atores do núcleo cigano fizeram laboratório. Auxiliados pela jornalista Lúcia Abreu.
  • Tereza Seiblitz, a protagonista da trama, ficou mais de um mês dedicada ao laboratório para compor Dara, a sua personagem cigana: conversou com grupos de ciganos, leu a respeito da cultura cigana, participou das festas e chegou a ter aulas diárias de dança cigana.[5]
  • O personagem de Tereza Seiblitz foi inspirando em uma cigana de verdade que sofreu preconceito, pois se casou com um "gadjô".[8]
  • A apresentadora de televisão, Ana Furtado participou da abertura da novela.[9]
  • Um dos temas da novela era desaparecimento de crianças e mais de 60 crianças foram encontradas até o final da novela.[10]
  • A novela que iria originalmente substituir Explode Coração seria O Rei do Gado; todavia, a produção desta última não estaria concluída a tempo e ainda que cogitado, não se tentou prolongar a trama de Glória Perez, dado o compromisso da emissora em liberar a novelista no início de maio de 1996 para o julgamento do Caso Daniella Perez. Assim, O Fim do Mundo, originalmente concebida como minissérie, foi elevada à condição de novela das oito.[14]
  • Explode Coração foi a primeira novela de Glória Perez a apresentar ao público brasileiro uma cultura exótica.[15]
  • O Figurino de Vera, personagem de Maria Luisa Mendonça fez sucesso na novela. Ela vestia roupas sofisticadas e usava um colar de três fios de ouro que virou uma coqueluche.[16]
  • A beleza rústica de Dara também fez sucesso. Com suas sobrancelhas grossas e batom vinho/vermelho, a cigana conquistou o Brasil.[17]
  • Em dado momento da novela, modificou-se o figurino dos ciganos, considerado exagerado e estereotipado. Como não se tratava de ciganos nômades, mas ricos, moradores de bairros de classe alta que se dedicavam à indústria e ao comércio, os personagens passaram a se vestir como pessoas comuns, sendo os trajes típicos usados apenas em cenas de festas e rituais.
  • Graças ao tamanho dos estúdios do Projac, poupou-se tempo na montagem e desmontagem de cenários, e reduziu-se o custo da produção.
  • No Brasil, a internet ainda era pouco difundida e causou surpresa aos telespectadores. A possibilidade de contato entre duas pessoas através da rede mundial de computadores era uma grande novidade na época em que a novela foi exibida. Glória Perez contou que chegou a ser ridicularizada quando propôs abordar o tema na novela e foi chamada de "louca e fantasiosa".[18]
  • As danças do núcleo cigano foram coordenadas pela coreógrafa Sandra Regina, que trabalha na coreografia de todos os núcleos de dança das novelas de Glória Perez.
  • Em determinado momento da trama, o ator Gracindo Júnior, que também participava da novela como ator, foi chamado para orientar e dirigir algumas cenas dos personagens ciganos.
  • O sucesso da telenovela foi tão grande em Portugal, que o CD “Coração Cigano”, trilha sonora da novela “Explode Coração”, da Rede Globo recebeu o Disco de Platina em Portugal.[19]
  • Chico Diaz participou da primeira fase de Explode Coração como Pepe. Na segunda fase, o personagem foi interpretado por Stênio Garcia[20]

Elenco

Ator Personagem
Tereza Seiblitz Dara Sbano
Edson Celulari Júlio Cezar Falcão
Maria Luíza Mendonça Vera Avelar Falcão
Ricardo Macchi Igor Nicolich
Françoise Forton Eugênia Avelar
Paulo José Jairo Sbano
Eliane Giardini Lola Sbano
Deborah Evelyn Yone Sampaio
Renée de Vielmond Beth (Elizabeth)
Rodrigo Santoro Serginho
Cássio Gabus Mendes Edu/Vitor Salgado
Herson Capri Ivan Méndez
Helena Ranaldi Larissa
Reginaldo Faria César Lemos
Nívea Maria Alícia Lemos
Elias Gleizer Augusto Lemos
Stênio Garcia Pepe Nicolich
Laura Cardoso Soraya Nicolich
Leandra Leal Ianca Sbano
Isadora Ribeiro Odaísa
Gracindo Júnior Geraldo
Débora Duarte Marisa Carvalho Diaz
Daniel Dantas Tadeu
Ester Góes Luzia Nicolich
Odilon Wagner Leandro Avelar
Guilherme Karan Bebeto a Jato
Ivan de Albuquerque Mio Sbano
Zezé Polessa Mila Tolentino
Rogério Cardoso Salgadinho (Romualdo Salgado)
Regina Dourado Lucineide Salgado
Paula Lavigne Sônia Salgado/Soninha Contratempo
Lady Francisco Carmem
Joana Fomm Clarete
Eri Johnson Adilson Gaivota
Floriano Peixoto Sarita Vitti
Paula Burlamaqui Rose
Cássia Linhares Natasha
Cláudio Cavalcanti Tolentino (José Rubens Tolentino)
Roberta Índio do Brasil Catty (Maria Catarina Lemos)
Karina Perez Laura
Felipe Folgosi Vladimir
Stella Freitas Pattia
Sônia de Paula Hebinha
André Luiz Marcos Avelar Falcão
Carla Tausz Mirtes
Luís Cláudio Júnior Gustavo (Gugu)
Marianne Vicentini Valéria
Patrick Alencar Rique (Ricardo Antônio Lemos)

Audiência

Obteve média geral de 47 pontos.[21]

Exibições internacionais

Trilha Sonora

Nacional

Explode Coração Nacional
Explode Coração
Trilha sonora de Vários Intérpretes
Lançamento 1995
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de Vários Intérpretes
-
Explode Coração Internacional

Capa: Cássio Gabus Mendes

  1. "Preciso Dizer Que Te Amo" - Leo Jaime
  2. "Admito Que Perdi" - Marina Lima
  3. "Let Me Be Your Diva (Babalu Mix)" - Edson Cordeiro
  4. "Esse Meu Cabelo Rock" - João Penca & Seus Miquinhos Amestrados
  5. "Eu Sei Que Vou Te Amar" - Milton Nascimento
  6. "Pensamentos" - Simone
  7. "Ibiza Dance" - Roupa Nova
  8. "De Mais Ninguém" - Marisa Monte
  9. "Explode Coração" - Maria Bethânia
  10. "Céu Cor-de-rosa (Indian Summer)" - Sidney Magal
  11. "Noturna" - Elba Ramalho
  12. "Eu Nunca Estive Tão Apaixonado" - Fábio Jr.
  13. "A Montanha e a Chuva" - Orlando Morais
  14. "Fiesta" - Wagner Tiso

Internacional

Explode Coração Internacional
Explode Coração
Trilha sonora de Vários Intérpretes
Lançamento 1996
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de Vários Intérpretes
Explode Coração Nacional
Coração Cigano

Capa: Teresa Seiblitz

  1. "Back For Good" - Take That
  2. "Get Together" - Big Mountain
  3. "Estoy Enamorado" - Donato & Estéfano
  4. "Don't Let Me Be Misunderstood" - Santa Esmeralda
  5. "December" - Collective Soul
  6. "That's Why (You Go Away)" - Michael Learns to Rock
  7. "La Rumba de Nicolas" - Gipsy Kings
  8. "Sin Excusas Ni Rodeos" - Julio Iglesias
  9. "Father And Son" - Boyzone
  10. "Se Fue" - Venus
  11. "Macarena" - Los Del Rio
  12. "Por Tu Amor" - Carlos Oliva & Los Sobrinos
  13. "Gipsy Woman" - Cannibals
  14. Ogni Volta - Antonello Venditti

Complementar: Coração Cigano

Coração Cigano
Explode Coração
Trilha sonora complementar de Vários Intérpretes
Lançamento 1996
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de Vários Intérpretes
Explode Coração Internacional
-

Capa: Ana Furtado

  1. "Hino Cigano" - Grupo Rorarni
  2. "Chei Chovorriho" - Grupo Encanto Cigano
  3. "Krallisa" - Grupo Rorarni
  4. "Rorarni" - Grupo Rorarni
  5. "Lamento Cigano" - Grupo Rorarni
  6. "Tu Mai Lê" - Grupo Encanto Cigano
  7. "Amor Gitano (Volimôs Romanô)" - Grupo Rorarni
  8. "Betchári" - Grupo Encanto Cigano
  9. "Gary Gary" - Grupo Rorarni
  10. "Jau Dale Adjes" - Grupo Encanto Cigano
  11. "Ibiza Dance" - Roupa Nova
  12. "Fiesta" - Wagner Tiso

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado
1996 Prêmio Contigo Destaque do Ano Glória Perez Venceu
1996 Troféu Imprensa Revelação do Ano Floriano Peixoto Indicado[22]
1997 Prêmio Contigo Melhor Ator TV Rogério Cardoso Indicado[23]

Referências

  1. «EXPLODE CORAÇÃO». Memória Globo. Globo. Consultado em 3 de abril de 2015 
  2. «Álbum de fotos - Primeiras Novelas de Glória Perez - "Barriga de Aluguel", "De Corpo e Alma", "Explode Coração" - Abril.com». Abril. Abril. Consultado em 3 de abril de 2015 
  3. «Todos os países de Glória Perez». Além do Oscar. Pop. 25 de setembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2015 
  4. «Relembre a primeira cidade cenográfica da TV Globo». Vídeo Show. Gshow. 03 de outubro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. «EXPLODE CORAÇÃO». Memória Globo. Globo. Consultado em 3 de abril de 2015 
  6. «Eterno cigano Igor, Ricardo Macchi quer fazer novela e conta por que foi 'esquecido'». O Globo. Patricia Kogut. 30 de janeiro de 2013. Consultado em 14 de abril de 2015 
  7. «Taís Araújo vai estrelar série 'O dentista mascarado'». O Globo. Patricia Kogut. 24 de janeiro de 2013. Consultado em 14 de abril de 2015 
  8. «Explode Coração». Teledramaturgia. Gshow. Consultado em 3 de abril de 2015 
  9. «VOCÊ SABIA?: Ana Furtado era a bailarina da abertura de Explode Coração». almanaque da tv globo. Globo. 18 de setembro de 2009. Consultado em 3 de abril de 2015 
  10. «VOCÊ SABIA?: Mais de 60 mães acharam seus filhos graças à Explode Coração». Rede Globo. Globo.com. 10 de maio de 2009. Consultado em 14 de abril de 2015 
  11. «A PRESENÇA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS "NOVELAS DAS OITO" DE 1982 A 2008». Unesp. Consultado em 14 de abril de 2015 
  12. «Pesquisa inclui ciganos». Folha de S. Paulo. Fernanda Escócia. 5 de novembro de 1995. Consultado em 14 de abril de 2015 
  13. «'Explode Coração' une tradição cigana e microcomputadores». Folha de S. Paulo. Fernanda Escócia. 5 de novembro de 1995. Consultado em 14 de abril de 2015 
  14. «Há 16 anos, a novela "O Fim do Mundo" já abordava o Apocalipse». Uol. Nilson Xavier. 21 de dezembro de 2012. Consultado em 14 de abril de 2015 
  15. «As novelas da época de "História de Amor"». Viva. Nilson Xavier. 30 de julho de 2014. Consultado em 27 de junho de 2015 
  16. «FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO». Globo. Memória Globo. Consultado em 14 de abril de 2015 
  17. «Maquiagem de novela». Abril. Redação M de Mulher. 23 de agosto de 2012. Consultado em 14 de abril de 2015 
  18. «Gloria Perez diz que foi chamada de 'louca e fantasiosa' muito antes de 'Salve Jorge'». Caras. 17 de maio de 2013. Consultado em 14 de abril de 2015 
  19. «CARAVANA CIGANA OCUPA A CAIXA CULTURAL RIO». Caixa. Consultado em 14 de abril de 2015 
  20. «Chico Diaz». Consultado em 27 de junho de 2015 
  21. «IBOPE, IBOPE E MAIS IBOPE!». Jeferson Cardoso. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 24 de agosto de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  22. «Troféu Imprensa 1995». Uol. Consultado em 14 de abril de 2015 
  23. «Rogério Cardoso tinha prêmio de melhor comediante». Terra. 24 de julho de 2003. Consultado em 14 de abril de 2015