Exposição Universal de 1900

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Exposição Universal de 1900 foi uma feira mundial realizada em Paris, França, para celebrar as conquistas do século passado e acelerar o desenvolvimento para a próxima. O estilo que foi universalmente presente na Exposição foi Art Nouveau.

A Exposição[editar | editar código-fonte]

Plano prático da Exposição Universal

A exposição foi aberta a 15 de abril de 1900 e prolongou-se até o dia 12 de novembro daquele ano, recebendo nos sete meses em que esteve aberta 50,8 milhões de visitantes.

Edificada no Campo de Marte a exposição ocupava uma área gigantesca, com pavilhões nacionais e temáticos, exibindo produtos das várias nações, como metalurgia e indústrias de madeira e têxtil de países como Rússia, Japão, Itália e Hungria.

A exposição também fazia a propaganda da ação “civilizatória” que países como França, Inglaterra e Países Baixos, tinham em suas colónias.

Atrações[editar | editar código-fonte]

A fonte do Château d'Eau no Champ de Mars, vista da Torre Eiffel

As principais atrações da exposição eram os novos meios de transporte (uma esteira rolante denominada “Rua do Futuro”), a inauguração da primeira linha de metrô de Paris – Porte de Vincennes - Porte Maillot, aberta para a exposição, as novas estações de comboio – D’Orsay (hoje no Musée d'Orsay),Invalides e Lyon), a fonte luminosa e o uso pela primeira vez da eletricidade para iluminar os ambientes externos, a projeção dos filmes dos Irmãos Lumière, a construção dos Petit e Grand Palais, além dos Jogos Olímpicos de 1900 que foram organizados durante a exposição.[1]

Calendário Olímpico[editar | editar código-fonte]

Parte da exposição foi a segunda Olimpíada da Era Moderna. Esses jogos foram espalhados ao longo de cinco meses junto com a exposição, marcaram, também, a primeira participação de atletas do sexo feminino em esportes como tênis, futebol, pólo, remo e cabo de guerra, as equipes eram multinacionais.

A Expo 1900, junto com outros fatores, como a má administração e o baixo público, contribuíram para que as Olimpíadas de 1900 forem um fracasso

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The urban Earth - reflexões para um mundo globalizado. Disponível em http://theurbanearth.wordpress.com/2009/05/14/exposicao-universal-de-1900-em-paris/ Acesso em:16 de maio de 2010