Express Yourself (canção de N.W.A)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"Express Yourself"
Single de N.W.A
do álbum Straight Outta Compton
Lançamento 1989
Formato(s) 12 "single
Gravação 1988
Gênero(s) Hip hop
Gravadora(s) Priority/Ruthless
Produção Dr.Dre e DJ Yella

"Express Yourself" é uma canção do grupo americano de gangsta rap N.W.A. Apareceu oficialmente no álbum Straight Outta Compton. Ao contrário da maioria das canções do álbum e do NWA, é quase destituído de palavrões e conteúdo violento. "Express Yourself" foi lançado em 1989 como último single do álbum.

Hístória[editar | editar código-fonte]

A música vocal é basicamente tratada pelo Dr.Dre em uma versão estendida, einterlúdios de Ice Cube e MC Ren.

Gira em torno das idéias de livre expressão e as restrições impostas pela censura sobre os rappers no rádio. Eles também falam do fato de que outros "rappers" temem expressar-se por medo do que outras pessoas possam pensar, e que eles tentam ser como todos os outros.

Esta canção é apresentada no vídeo games Grand Theft Auto: San Andreas, Tony Hawk Pro Skater 4 e EA Skate.

Em 1990, a rádio australiana Triple J tocou a canção em loop contínuo durante 24 horas (360 vezes em uma linha), enquanto a estação entrou em greve de protesto contra a censura. Naquela época Triple J foi a única estação do mundo a tocar a música controversa. Continuamente tocar outra canção da banda popular durante a greve foi considerada uma resposta adequada para se solidarizar com a banda e insatisfação com a decisão.

Silkk The Shocker gravou uma versão da canção do álbum de tributo NWA, Straight Outta Compton: Anniversary Tribute 10 NWA, que também foi lançada como single e teve um vídeo promocional.

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.